• Matéria: Filosofia
  • Autor: seltykkkd
  • Perguntado 7 anos atrás

pesquisar sobre a Transição do Pensamento Mitológico grego antigo, e nisso também falar do assunto passando também pelos assuntos: pensamento pré-socrático, sofistico e socrático, você vai apresentar características de cada um desses pensamentos

(quanto maior a resposta melhor,por favor me ajudem.)​

Respostas

respondido por: joaovitornunesp4d76l
8

Primordialmente, faz-se necessário entender o surgimento do mito.

  • O que é mito e como o mito surgiu?

Mito é uma narrativa que contém elementos sobrenaturais, fantasiosos e entidades místicas. Para os povos antigos, o mito não era apenas um componente muito importante da cultura mas também era uma ferramenta de resposta às várias perguntas que surgiam em torno da questão do cosmo (universo).

  • Com o passar dos tempos...

entre os séculos VIII ao VI a.C., uma nova ordem humana surgia (alguns autores a chamavam de "milagre grego". Esse processo foi responsável pela passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico, crítico e racional. Nesse sentido, tiveram uma série de fatores que impulsionaram a passagem da cosmogonia (explicação do cosmo a partir da mitologia) para a cosmologia (explicação do cosmo a partir da lógica racional), entre elas estão:

  1. o nascimento da pólis (cidade-Estado da Grécia Antiga);
  2. uso da moeda;
  3. uso da escrita; e
  4. a consolidação da democracia.

  • Período pré-socrático

Com a transição do pensamento mitológico grego antigo para o pensamento filosófico, surgiram os primeiros filósofos: Tales de Mileto, Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso e Parmênides (existem outros, porém, vamos nos concentrar em alguns dos principais). Esse pensamento pré-socrático foi determinado pelo uso do logos (razão) e pela busca do princípio constituinte de todas as coisas (arché). Por isso, esses filósofos também eram chamados de naturalistas, pois debruçaram-se sobre questões da physis (natureza).

  • Qual era o arché para os principais filósofos da época?

⇒ Tales de Mileto afirmava que a água era o princípio de todas as coisas.

⇒ Anaxímenes acreditava que o ar era o princípio básico.

⇒ Pitágoras achava que a origem de todas as coisas se dava a partir dos números.

⇒ Heráclito acreditava que o arché era o fogo primordial.

  • Período socrático

O pensamento socrático, o qual está englobado também os sofistas, foi marcado pelo nascimento do Pai da Filosofia: Sócrates. Se por um lado, os primeiros filósofos se preocupavam com questões da natureza e do surgimento das coisas, no período socrático os filósofos discutiam sobre temas mais humanos, sobre como atingir o conhecimento verdadeiro, por exemplo. Nessa época há os sofistas (professores que exigiam dinheiro em troca de ensinamentos), mestres da retórica e da argumentação.

  • Principais sofistas e o por quê de serem alvos de uma visão pejorativa

Entre os principais sofistas estavam Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini, Trasímaco etc. Esses filósofos eram conhecidos pela arte de sofisma, que consistia na argumentação sem se importar com a verdade, o desejo aqui é apenas persuadir. Daí alguns filósofos, como Sócrates e Platão, que tinham compromisso com a verdade, revoltavam-se e denunciavam os discursos vazios deles.

  • Relativismo sofístico

Além disso, os sofistas eram conhecidos pelo seu relativismo e subjetivismo, já que a verdade dependia das circunstâncias e do lugar em que é discutida.

  • Metodo socrático

Como já lido, Sócrates tinha um imenso compromisso com a verdade, tanto é que morreu por falar e defendê-la. Para indagar e contestar os poderosos de seu tempo, por conseguinte, atingir o conhecimento verdadeiro, desenvolveu um metodo baseado em duas etapas:

  1. Ironia: diante daquele que se diz conhecedor de determinado assunto, Sócrates afirma que não sabe de nada (inicialmente), porém, com excelente indagação, mostra ao oponente a própria ignorância.
  2. Maiêutica: em diálogo com seu oponente, após destruir a doxa (conhecimento opinativo), dava início à procura do saber verdadeiro, de modo que o conhecimento viesse de dentro de cada um deles.

Continue estudando em:

I. Conhecimento filosófico

https://brainly.com.br/tarefa/25397777

II. Pensamento pré-socrático e socrático

https://brainly.com.br/tarefa/25450756

Anexos:

shirone: Excelente resposta! Obrigada, João. :D
joaovitornunesp4d76l: obrigado, Shirone. =)
Anônimo: Que aula, João! Parabéns, você foi sensacional, como sempre!
LucasFernandesb1: Ótima resposta :) Daquelas de se admirar lendo
Gaper: Muito bom, parabéns!
seltykkkd: muito obrigada!
CHbr69: Ajudou bastante!
Perguntas similares