Você construirá um modelo de MOLÉCULA de um anticorpo, que é produzido pelo nosso organismo pela ação das vacinas.
alguém me da exemplos
não sei oque fazer ;-;
Respostas
Um anticorpo, que é produzido por meio da ação de uma vacina, tem função de proteger nosso corpo contra determinados tipos de invasões, ou infecções. O que podemos entender é que, ele é uma proteína, e é produzido por meio da reação a entrada de certos elementos estranhos em nosso organismos.
Ao construir um modelo de molécula de um anticorpo, o que você deve fazer é procurar, na internet, alguma reprodução de uma imagem que reflita a forma e o desenho destes elementos. Isso pode ser obtido ao se buscar por imagens de microscópios de agentes defensivos do corpo, ou anticorpos.
Introdução:
Antes de construir o modelo de um anticorpo você deve entender o que ele é, quais suas funções, como ele é produzido, entre outras coisas. Vou te explicar algumas delas para que você consiga fazer uma boa representação de um anticorpo.
➤ O que são anticorpos?
Anticorpos são proteínas (ou melhor, glicoproteínas) que atuam na defesa do organismo e fazem parte do sistema imunológico.
➤ Como são produzidos?
Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos, que são um tipo de leucócito (glóbulos brancos, produzidos na medula óssea). Eles são produzidos quando um antígeno entra no organismo. Quando isso ocorre, os linfócitos começam a produzir os anticorpos em grande quantidade.
➤ Como atuam?
Os anticorpos se ligam ao antígeno e começam a agir. Eles podem destruí-lo, inativá-lo ou apenas marcá-lo para que haja sua destruição por um leucócito fagocitário (neutrófilos ou macrófagos).
Anticorpos são produzidos para antígenos específicos. Isso significa que eles não são eficazes para outros organismos. Se um anticorpo A foi produzido para combater uma bactéria X, ele não será eficaz contra um vírus Z.
➤ Como é sua estrutura?
Este tópico será de grande importância para a realização da sua atividade. Você precisa saber como é a composição dos anticorpos para poder representá-los em um modelo.
Qualquer molécula de anticorpo possui a forma de um Y e é composta por três segmentos. Elas possuem duas cadeias polipeptídicas leves e duas pesadas.
A parte de cima ("o V do Y") vai ligar-se ao antígeno, enquanto a parte de baixo vai ligar-se a outros componentes do sistema imunológico.
Observe a imagem em anexo para mais detalhes.
◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈◈
✪ Conclusão:
Após entender alguns conceitos sobre os anticorpos, você viu como é sua estrutura. Para construir seu modelo, você deverá montá-lo em forma de Y e, caso necessário, dar as especificações sobre cada parte da molécula. Lembre-se de consultar a imagem anexada.
☑ Curiosidade:
Como funciona a vacina?
A vacina nada mais é que a injeção de antígenos no organismo. Parece contraditório, uma vez que esses organismos deveriam ser eliminados do corpo. Mas é exatamente isso que você leu. Após injetados os antígenos, o sistema imunológico trabalhará para produzir os anticorpos. Quando há a atuação dessas glicoproteínas, são produzidas células de memória que ocasionarão uma rápida resposta imunológica caso o mesmo antígeno apareça no organismo futuramente.
Como funciona o soro?
Muitos podem confundir vacina e soro. Diferentemente da primeira, o soro consiste na injeção direta do anticorpo, ou seja, não é necessária sua produção. Sendo assim, o soro é uma forma de imunização passiva, enquanto a vacina é uma imunização ativa. Podemos dizer que o soro traz resultados rápidos, a curto prazo, enquanto a vacina funciona a longo prazo.
O soro pode ser usado ao levar uma picada de cobra, por exemplo. Se não houver uma rápida ação, o veneno pode ocasionar a morte, ou seja, não há tempo para produzir anticorpos. Estes devem ser injetados diretamente no organismo.