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REGRA 01 – QUADRA DE JOGO
A quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura no máximo de 22 metros e mínimo de 16 metros. Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 20 a 25 metros. Terão linhas de marcação visíveis com oito centímetros de largura.
REGRA 17 – ARREMESSO DE META
Dar-se-á arremesso de meta sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, excluída a parte compreendida entre as metas, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por atleta da equipe atacante, executada exclusivamente pelo goleiro com ouso das mãos, podendo ultrapassar a linha central de jogo.
A execução de um arremesso de meta será considerado efetivado quando a bola ultrapassar a linha demarcatória da área penal
Quando da execução de um arremesso de meta os jogadores da equipe adversária deverão estar colocados fora da área penal do goleiro executor.
Se o goleiro demora mais de 4 segundos para executar o arremesso de meta, um tiro livre indireto será concedido em favor da equipe adversária, com a bola colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
REGRA 18 – TIRO DE CANTO
O arremesso de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar a linha de meta, excluindo a meta de gol, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada pela última vez por um atleta que estiver na defensiva. O tiro de canto deverá ser executado sempre do canto mais próximo de onde saiu a bola pela linha de meta.
Será executado com os pés exclusivamente e dele diretamente poderá ser marcado um tento. Um erro na cobrança do arremesso de canto será cobrado no mesmo local pela equipe adversária (no ângulo/vértice formado pela linha lateral e de meta, no ponto em que se juntam).
Poderá ser feito um gol diretamente de um tiro de canto somente contra a meta da equipe adversária.
Se um jogador chutar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar na mesma diretamente, ou tocar em seu goleiro, dentro ou fora de sua área penal, o tento não será válido. O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com a cobrança de arremesso de canto a favor da equipe adversária.