I - A necessidade de um pensamento complexo é consequência da especialização do conhecimento, que decompôs a multidimensionalidade dos fenômenos na modernidade.
II - A complexidade tem como implicação uma reestruturação dos fundamentos do saber, por meio de uma relação circular ativa entre as varias disciplinas da ciência.
III - A proposta epistemológica de Morin pretende a superação de um pensamento simplificador que teria sido estabelecido por toda uma era, na qual a ciência se apoderou do objeto e a filosofia do sujeito, por meio da idealização, da racionalização e da normalização dos fatos.
IV – O pensamento de Morin, tem como ponto principal uma orientação espiral radical justificada pelos processos de unificação das ideias e padronização das experiências ocasionadas pela globalização.
Sobre as afirmativas, está(ão) correta(s):
Escolha uma:
a. II, III e IV
b. Apenas a I
c. I e IV
d. I e III
e. I, II e III
Respostas
A alternativa que avalia corretamente as afirmativas sobre a teoria do "pensamento" de Morin, é a letra E.
I- (VERDADEIRA) A alternativa é verdadeira, pois a teoria do pensamento complexo, nos mostra que a especialização segregou muito o conhecimento, e passou a defini-lo de uma forma não holística prejudicial ao entendimento de determinados fenômenos. Por isso, o "pensamento complexo" estuda os eventos de forma interdisciplinar.
II- (VERDADEIRA) A complexidade, vê a relação entre as temáticas e fatos geradores, como diz a afirmativa.
III- (VERDADEIRO) A teoria de Morin, a "epistemologia da complexidade" fala justamente sobre o que diz a afirmativa. Para ele as pessoas não poderiam simplificar os eventos em ciências distintas.
IV- (FALSO) Morin utiliza a hermenêutica, logo não adquirindo a padronização em seus estudos.