Respostas
Resposta:
Profissões do futuro:
O mercado de trabalho já há algum tempo deixou de focar apenas em funções tradicionais como advocacia, odontologia ou medicina, dando espaço a novos cursos. Embora estejamos no século XXI, muitas das profissões do futuro ainda são uma incógnita para os jovens. Por serem cada vez mais valorizadas, com muita procura e altos salários, organizamos uma lista com profissões que tendem a ficar cada vez mais bem cotadas, confira abaixo:
Gestor de Resíduos
Em razão da crescente quantidade de lixo produzido pelas indústrias, a demanda pela carreira vai se fortalecer, também pela questão da sustentabilidade. A necessidade de estabelecer um destino sustentável a esse tipo de material, que agora é convertido em gás e energias limpas, torna o lixólogo (ou gestor de fluxos) um profissional importante.
Os cursos apropriados para quem está determinado a combater os impactos de resíduos são engenharia ambiental, biologia ou engenharia química. O salário é de, no mínimo, quatro mil reais mensais.
Técnico em Construção Civil
Grandes construções continuarão a ser elaboradas no futuro. Alguém que escolha seguir esta carreira precisa estar disposto a lidar com muitas responsabilidades, como a de gerenciar um projeto por completo, desde o material da obra até a equipe que vai colocar a mão na massa.
Além de um perfil de líder e administrador, formação em engenharia ou arquitetura, o forte embasamento técnico é essencial para a carreira, cujo salário gira em torno de seis mil reais por mês.
Biotecnólogo
O desenvolvimento de remédios e exames laboratoriais é feito pelo tecnólogo, que estuda as reações químicas dos seres vivos, seja em contato com microorganismo ou com o meio ambiente.
Cursos para essa formação incluem especialização em farmácia e biotecnologia. Com uma área de atuação que vai da fabricação de fármacos até a criação de algas e peixes que possam promover novas descobertas na área da genética, o salário pode variar bastante: entre dois e nove mil reais por mês.
Gerente de Operação de Plataforma
Com a nova reserva do pré-sal, a extração de petróleo definitivamente é uma área que merece atenção. Além disso, há uma gama de profissões envolvidas nas bases, desde mecânico, torrista de plataforma, instrumentista, até o cobiçado cargo de gerente de operações, que envolve trabalho no orçamento, produção, abastecimento da plataforma e relacionamento com os clientes.
A função é essencial, por isso o salário entre vinte e trinta e cinco mil reais por mês. O engenheiro deve ter experiência técnica com o trabalho nas plataformas, inglês fluente e perfil administrador.
Designer de Jogos
O entretenimento para computadores, celulares, consoles, internet e aplicativos é um prato cheio para o designer de games. Mesmo com o problema da pirataria, o mercado dos jogos é muito lucrativo e carece de profissionais especializados.
Tanto o bacharelado em design quanto o técnico em programação são válidos para a área. Além de desenvolvedor, o jovem deve ser criativo e mandar bem em roteiros e ideias para os jogos eletrônicos. O salário gira em torno de três mil reais.