• Matéria: História
  • Autor: limaanacarolina2668
  • Perguntado 7 anos atrás

epopéia de atrahasis, resumo , me ajudem é pra minha escola e eu preciso mandar para minha professora ​

Respostas

respondido por: polipoli95
2

Explicação:

A Epopeia de Atrahasis é a mais extensa narrativa mesopotamica sobre um grande dilúvio. O herói chama-se Atrahasis que recebe, por um sonho, um aviso sobre o dilúvio.

Atrahasis ("extremamente sábio") é o protagonista deste épico acádico que inclui tanto o mito da criação como o mito do dilúvio.

A história de começa antes do tempo dos humanos. Na narrativa, o universo é dividido entre os três deuses maiores dos Annunaki (ou Annuni):

 - Annu, o pai e rei dos deuses, que domina o sol e os céus;

 - Enlil, que domina a terra;

 - Enki, que governa os mares e as águas subterrâneas. 

Também existem uma série de divindades menores, os Igigi, que são responsáveis pela manutenção da Terra e, em particular, para cavar os rios Tigre e Eufrates. Sob a carga de trabalho duro, os Igigi rebelam-se e sugerem criar seres humanos para cuidar da terra para eles, bem como para fornecer os deuses com o sustento através das oferendas de grãos, vinho e sacrifícios animais. 

Este plano funciona bem no início, mas, eventualmente, os seres humanos multiplicam-se, e começam a fazer muito barulho como consequência do aumento da população. O deus da Terra, Enlil, não suporta o distúrbio e decide eliminar a fonte do ruído, destruindo toda a humanidade.

Em primeiro lugar, Enlil envia uma praga, mas seu plano é frustrado pelo mais inteligente do povo, Atrahasis. Este é assistido por Enki, que é favorável à humanidade. Atrahasis mostra às pessoas como derrotar a praga - sacrificando ao deus específico que Enlil encarregou da propagação da doença mortal. De forma semelhante, ele leva as pessoas a derrotar as tentativas de Enlil para matar seres humanos por seca e fome. 

Finalmente, Enlil propõe a inundar o mundo e afogar todos os seres humanos ruidosos. Desta vez, ele obriga todos os deuses a jurar que vão aderir ao plano, a não advertirem Atrahasis, e não se deixarem influenciar por oferendas ou sacrifícios. Enki consegue avisar Atrahasis sem tecnicamente quebrar o seu juramento; ele entrega a mensagem para as paredes da casa Atrahasis, onde Atrahasis não pode deixar de ouvir. Atrahasis constrói um barco para ele, sua família e os animais. Toda a terra é inundada por sete dias e noites; somente aqueles a bordo do barco sobrevivem. 

Enquanto Enlil alívia-se do barulho da humanidade, o dilúvio não é uma experiência positiva para os deuses. Ficam chocados com a carnificina e passam fome até ao final dos sete dias, uma vez que não há ninguém para sacrificar para eles, pelo menos até Atrahasis deixar seu barco e retomar o culto. Os deuses resolvem deixar a humanidade permanecer na Terra, mas Enlil, numa tentativa de manter uma população reduzida, decreta que, a partir de agora, um terço de todas as crianças morreriam. Os deuses consideraram também impedir vários tipos de sacerdotizas de terem filhos.

Perguntas similares