01) Justifique o título dado à música:
02) Observe que na canção há relação de dependência entre tudo e todos. Copie uma
passagem em que, para você, isso fica mais nítido, explicando:
03) O que significa a passagem "um sonho de sonhador"? Explique-a:
04) Copie do texto marcas de oralidade:
05) Que mensagem a canção transmite? Comente:
06) Que sentimento a música despertou em você? Justifique sua resposta:
07) Que crítica social encontra-se presente nessa letra de música? Comente:
08) Que profissões foram citadas na canção e suas respectivas classes sociais? Que análise
você faz sobre isso?
09) Há alguma diferença entre esse isolamento das pessoas retratadas na música e o de
hoje, por conta do Coronavírus? Explique:
10) A música foi composta em 1977, então por que você imagina que as pessoas não
saíram de casa? Por que todas teriam parado? Levante hipóteses:
11) Na sua opinião, Raul era um louco sonhador, um profeta ou escreveu sem pensar em
nada? Justifique sua resposta.
12) O foco narrativo está em primeira ou em terceira pessoa? Justifique com elementos do
texto:
13) Qual o significado de PANDEMIA e que relação essa palavra teria com a música?
14) O que você tem feito para se proteger e proteger os que estão à sua volta desse novo
vírus?
15) Transforme essa letra em uma notícia de jornal.
Respostas
1. O título dado à música basicamente apresenta o tema da canção, que se refere a um sonho onde a sociedade parou, que nos remete ao planeta inteiro ter parado suas atividades.
2. Sim, no texto há a dependência entre tudo e todos, eis o trecho "E o paciente não saiu pra se tratar , pois sabia que o doutor também não tava lá".
3. A passagem "um sonho de sonhador" significa que uma pessoa com o hábito de sonhar (imaginativamente) teve um sonho enquanto dormia.
4. Marca de oralidade: "não tava lá".
5. A mensagem que a canção transmite é a da relação de interdependência no funcionamento da sociedade.
6. Provavelmente sentimentos de admiração, contemplação, apreensão.
7. É uma crítica social sobre a divisão do trabalho.
8. As profissões citadas na canção são as de empregado, dona de casa, padeiro, guarda, padre, professor, comandante, soldado, doutor, etc. Elas representam as profissões de classe média e a dos pobres
9. Sim, o isolamento atual se deu por conta de um vírus e não por escolha própria das pessoas.
10. A canção não deixa claro o motivo das pessoas não saírem de casa, parece simplesmente alguma causa aleatória do sonho.
11. Raul era um louco sonhador, mas um "louco" muito inteligente.
12. O foco narrativo está em primeira pessoa.
13. O significado de Pandemia é uma doença contagiosa que se espalha por uma grande região geográfica.
14. Você tem que respeitar a quarentena e seguir todas as medidas de higiene, além do isolamento social.
15. Manchete: "A terra parou! Ninguém está saindo de casa".
1. A música intitulada de "o dia em que a Terra parou" - de Raul Seixas e Cláudio Roberto - leva essa nome pois alude a um dia em que não houve nenhuma espécie de atividade na Terra.
A letra da canção retrata o sonho de alguém em que se depara no cenário que naquele dia as pessoas de todo o mundo resolveram que não iriam sair de casa.
Raul Seixas e suas composições
As músicas de Raul - grande cantor e compositor brasileiro - trazem a tona reflexões importantes acerca da vida humana em sua própria individualidade, bem como reflexões sobre o comportamento social frente aos acontecimentos da vida.
2. Há um relação de dependência entre as ações das pessoas nessa canção, pois todos deixam de fazer suas atividades corriqueiras acreditando que os outros também não as farão, fazendo, assim, uma verdadeira reação em cadeia.
Como exemplo, veja-se um exemplo desta dependência no trecho a seguir: "O comandante não saiu para o quartel, pois sabia que o soldado também não estava lá; e o soldado não saiu pra ir pra guerra, pois sabia que o inimigo também não estava lá".
3. O significado da passagem "um sonho de sonhador" alude a alguém que sonha corriqueiramente, não apenas em seu sentido literal, mas um sonhador (alguém que tem sonhos a concretizar) que sonha enquanto dormia.
4. O texto demonstra traços da linguagem oral e informal, pois não obedecem a norma-culta da língua portuguesa, por exemplo: "(...) não tava lá", "não saiu pra (...)". Essas palavras poderiam ser substituídas por: estavam e para, respectivamente.
5. A mensagem transmite a ideia de dependência que as pessoas detém umas das outras, bem como do efeito manada que as projeções de uns emanam sobre os outros.
Isso porque as pessoas não saiam para realizar suas atividades pois sabiam que seus clientes ou patrões não estariam lá, contudo, talvez, se alguém fosse, toda a cadeia poderia responder de outra maneira. A música então demonstra a fragilidade humana e a interdependência social, econômica e comportamental que o ser humana está envolvido.
6. A música "O dia em que a Terra parou" desperta um sentimento de reflexão acerca de várias questões humanas, sobretudo acerca de como andamos em boiada e seguimos o padrão social que é estabelecido no nosso pacto enquanto sociedade.
7. A crítica social presente na música de Raul Seixas "O dia em que a Terra parou" se consubstancia na forma com que as pessoas seguem as ações das outras sem se questionar os motivos de tais comportamentos, por exemplo: o paciente não saiu pra se tratar, pois sabia que o doutor também não tava lá, e o doutor não saiu pra medicar, pois sabia que não tinha mais doença pra curar.
Ademais, Raul também se voltou para a questão das classes e das profissões, fazendo um comparativo entre essas questões, trazendo a tona a divisão social do trabalho.
8. A letra dessa canção cita as seguintes profissões: empregado, dona de casa, padeiro, guarda, padre, professor, comandante, soldado, médico. As classes sociais dessas profissões são: via de regra, classe média e classe baixa.
9. No auge da pandemia causada pelo Coronavírus o mundo se encontrou em um cenário bastante parecido com o retratado na música: "O dia em que a Terra parou".
Contudo, a diferença no isolamento desses dois parâmetros é que o isolamento causado pelo vírus foi obrigatório, causado pela necessidade de evitar a propagação da doença, já o isolamento da canção foi por livre escolha das pessoas.
10. Conforme alude a letra da canção, não há um motivo específico para que as pessoas não saíssem de casa, apenas uma espécie de pacto coletivo que gerou tal ocorrência, que hipoteticamente possa ter ocorrido como uma greve social pela luta de algum anseio comunitário, por exemplo: por algum direito.
12. O foco narrativo da canção está na primeira pessoa, fato confirmado quando o narrador fala "eu tive um sonho", "eu sonhei".
13. A palavra pandemia tem um conceito bastante específico do contexto médico e está atrelada a uma enfermidade disseminada de forma ampla, pelo mundo. A relação desta palavra com a música está na amplitude da decisão das pessoas em coletivamente decidirem que o mundo pararia por um dia.
14. O mundo atual exige uma série de cuidados em detrimento do Coronavírus e os estragos que ele causou, como exemplo de medidas a serem tomadas para a proteção individual e coletiva tem-se as seguintes:
- Uso de máscaras;
- Vacinas em dia;
- Evitar grandes aglomerações;
- Higienização das mãos.
15. Uma notícia de jornal com o título dessa música seria: "A terra parou! População mundial resolve não sair de casa hoje."
Aprenda mais sobre interpretação textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
https://brainly.com.br/tarefa/18102752
https://brainly.com.br/tarefa/18103284
https://brainly.com.br/tarefa/20529103
https://brainly.com.br/tarefa/22840907
https://brainly.com.br/tarefa/43155634
https://brainly.com.br/tarefa/37973349
https://brainly.com.br/tarefa/31399112
https://brainly.com.br/tarefa/40693786
#SPJ3