Respostas
O Congresso de Viena ocorreu entre 11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815 e reorganizou a Europa após as guerras napoleônicas.
A intenção era redesenhar as fronteiras da França, Península Itálica e dos estados alemães, e restaurar a família Bourbon na França, Espanha e no Reino de Nápoles.
Da mesma maneira foram debatidos temas como a abolição do tráfico de escravos e do uso da mão de obra escrava nas colônias americanas.
Entre as principais decisões do Congresso de Viena estão a reorganização territorial europeia e o isolamento da França como forma de evitar novas guerras.
As nações participantes criaram uma nova organização política europeia, substituindo o Tratado de Utrecht, em 1713.
Para solucionar as ocupações ocorridas durante o Império Napoleônico, entre 1815 e 1822, surgiu uma ordem baseada na cooperação de estados, modelo que aparecia pela primeira vez na história.
O novo sistema buscava equilibrar o poderio das nações europeias, realizando uma política de aliados e compensações territoriais.
O Congresso de Viena, neste sentido, foi eficiente, pois a Europa só entraria numa guerra total um século mais tarde com a Primeira Guerra Mundial em 1914.