Respostas
Explicação:
Em "Orgulho e Preconceito", Jane Austen nos faz pensar sobre as motivações e interesses que envolviam os casamentos daquela época, assim como a pressão sofrida no século XIX pelas mulheres para se casarem o mais cedo possível.
É completamente possível dizer que este livro é a base para muitas comédias românticas que vemos e lemos hoje em dia. No livro somos apresentados ao típico romance do mocinho rico e esnobe que, ao longo da história, muda seu comportamento por causa da protagonista. Mas em vez de cair no vale do clichê meloso, a autora nos prova que é possível falar de romance de uma maneira sensível e apaixonante na medida certa.
Jane Austen nos apresenta Elizabeth como uma mulher à frente de seu tempo, com opiniões fortes e atitudes ousadas para a época. E diferentemente das mocinhas dos romances, a personagem é cheia de defeitos, o que dá uma personalidade mais realista. O senhor Darcy, que se tornou um dos ícones masculinos do romantismo inglês, com suas opiniões fortes e provocativas, vemos esse homem orgulhoso passar por cima de seus pré-julgamentos e das estruturas sociais da época para conquistar o coração de Elizabeth Bennet