De que maneira, o pensamento de Tomás de Aquino tem sua importância para o campo jurídico e quais as ferramentas o estudando de direito pode se apropriar para uma boa argumentação e sustentação racional/lógica a partir de sua obra?
Respostas
Uma das principais contribuições de Santo Agostinho para a filosofia, está no processo de adotar a filosofia aristotélica e interpretá-la a partir de um olhar cristianizado. Assim, no campo do direito, podemos apontar para a existência de udas leis centrais:
Lei eterna: é a que apresenta-se como direito natural, ou seja, aquilo que é nosso pelo fato de termos sido criados por Deus.
Lei humana: são as leis que devemos criar na Terra para garantir uma convivência pacífica em sociedade. A lei dos homens, no entanto, deve ser feita com base na fé em Deus, de modo que sejam justas.
Assim, uma argumentação e sustentação lógica e racional a partir de Agostinho pauta-se, especialmente, na relação entre os princípios eternos e universais, derivados da lei eterna/direito natural, e a sua aplicabilidade prática no campo das leis humanas.