Como você sabe, toda língua sofre mudanças e isso acontece porque ela está em USO e INTEGRADA no dia a dia das pessoas (os falantes). E isso só comprova o que já suspeitávamos: a língua não é falada do mesmo modo por todas as pessoas, pois, dependendo da região, classe social, da idade, do sexo, da época, ela apresenta o que chamamos de Variações Linguísticas. Cite quais são essas variações e descreva cada uma delas, utilizando exemplos.
Respostas
Oi, boa tarde!
As Variações Linguísticas são classificadas em :
- Variação diatópica
Se relaciona com o lugar onde o falante reside, ou seja, a variação diatópica é a variação regional. Um exemplo desse tipo seria a palavra mandioca. Em certas regiões do Brasil a mandioca é chamada de macaxeira ou aipim. Os sotaques também entram nesse tópico, como variação regional.
- Variação diafásico
Relaciona-se com o contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que será determinante para a escolha do modo de falar. Vemos, por exemplo as diferenças entre um texto escrito e um bate-papo informal entre colegas.
- Variação diastrática
Este acontece devido à convivência entre os grupos sociais. As gírias estão relacionadas a este tipo de variação linguística. Tudo é social e se relaciona com um determinado grupo de pessoas, como por exemplo, os surfistas, funkeiros, jornalistas, etc.
- Variação diacrônica
São variações ocorridas em períodos históricos distintos. Por exemplo, a palavra ‘embora’ dizia-se ‘em boa hora’ no século XIX, no século seguinte permanece embora e mais atualmente podemos ver a palavra reduzida em forma de ‘bora’.
espero ter ajudado, bons estudos!