Respostas
A AUTONOMIA DOS PODERES
O pensamento de Montesquieu forneceu os elementos necessárias para que a teoria da separação de poderes evoluísse, resultando no que hoje é consensual quando nos referimos as chamadas democracias modernas.
Embora o pensamento de Montesquieu tenha sido apropriado pelo liberalismo burgues, ele criticou toda a forma de despotismo, mas preferia a monarquia moderada e não apreciava a ideia de ver o povo assumindo o poder.
PODER EXECUTIVO: seria, para o autor, exercido pelo rei, que assumiria as responsabilidades pela condução política e administrativa do estado.
PODER LEGISLATIVO: exerceria o poder de expressar os desejos dos súditos junto à coroa. Ambos os poderes funcionariam como freios e contra pesos para que nenhum dos lados excedessem suas prerrogativas.
PODER JUDICIÁRIO: caberia apenas o papel de interpretador da lei. Seria uma das garantias de estabilidade política pois, a decisão jurídica poderia ser sempre previsível a partir do conhecimento das leis.
Em meio a posições muitas vezes divergentes, na modernidade foram esboçadas as novas linhas que orientaram daí em diante as ideias liberais e os primeiros passos em direção à conquista de cidadania e democracia.