Se antigamente o gestor de TI era conhecido como o “cara da informática” e era o profissional procurado pela equipe quando a internet caia ou a impressora parava de funcionar, hoje o gerente de TI explora e aperfeiçoa as tecnologias, fazendo a conexão entre a ferramenta e a estratégia de negócios. Então, mais do que conhecimento das tecnologias, o profissional precisa de uma formação que lhe permita ter visão de negócios e o planejamento de ações estratégicas o que contempla a gestão de conflitos. O gerenciamento de conflitos está em sua maior parte nas mãos dos encarregados, supervisores, coordenadores, gerentes, executivos, gestores, presidentes, ou seja, os que estão em cargos de chefia e liderança.
Disponível em:httpss://mercadoemfoco.unisul.br/gestor-de-ti-o-que-faz-na-pratica-o-profissional-da-area/. Acesso em: 20 Jan. 2020. (adaptado)
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os gerentes precisam estimular a cooperação, por meio do incentivo e ênfase nas tarefas produtivas e na realização das metas organizacionais. É necessário trabalhar o comportamento e a atitude dos membros dos grupos envolvidos em conflitos.
PORQUE
II. A partir disso, consegue-se criar um tipo de concepção em que as pessoas não pensem em si mesmas, mas sim no todo, na organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
I e II, sendo a II uma justicifativa correta da I
Explicação:
Segundo Robbins (2005), a expressão “administração de conlitos” é usada muitas vezes de maneira equivocada, pois vem associada à “solução de conlitos”. Por esse motivo falamos em administração de conflitos e não em solução de conflitos. Em busca de melhor entendimento sobre esta abordagem, explica-se: A partir desta perspectiva do autor, passamos a observar o conflito como algo necessário para sustentação do grupo. Um grupo que sempre se dá bem tende a cair em um círculo vicioso, em que as pessoas tornam-se acomodadas e não fazem nada de novo. É claro que um nível elevado de conflito pode atrapalhar as atividades de uma organização, mas se houver e for administrado de maneira adequada, pode contribuir, e muito, para o sucesso organizacional. Dado o conceito apresentado, os gerentes precisam estimular a cooperação e como resultado; o indivíduo/grupo passa a pensar na organização.
Cada um de nós tem sua própria vida para viver. É uma jornada, não uma separação. É um começo, não um fim. Vai ser um pouco solitária, mas é assim que as coisas são.
(Autor: Samurai X)
Pág 110 à 115.