Geomorfologia: As Camadas da Terra. Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:
a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo, formando uma fossa abissal.
d) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.
Me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
D) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.
Explicação: Observe a imagem que exemplifica a distribuição das placas tectônicas pelo mundo e observe que no Canadá existem duas placas que se movimentam de forma divergente (sentidos contrários).
A crosta terrestre nessa região apresenta uma divisão em duas placas que se deslizam paralelamente em sentidos contrários. Alternativa D.
A crosta terrestre, que é a porção mais fina das camadas do nosso planeta (varia de 5 a 70 quilômetros), corresponde a quase toda a extensão de matéria sólida da Terra. Abaixo há o que chamamos de manto, estrutura que separa a crosta do magma presente no núcleo.
As placas tectônicas são divisões da crosta terrestre sobre as quais se estabelecem os oceanos e a superfície terrestre. Elas são móveis e esse movimento leva a um choque entre as placas, de forma que os países e cidades que se localizam próximos aos limites têm grande incidência de terremotos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18129034