TEXTO 1:
Paulo Freire expressou em sua prática de educador e, em muitas de suas obras, uma posição muito clara a respeito da relação entre a avaliação e as práticas educativas. Para ele, existe uma relação que poderíamos dizer “vital” entre a prática docente e a avaliação. Em suas palavras: O trabalho de avaliar a prática jamais deixa de acompanhá-la. A prática precisa de avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva. (FREIRE, 1989, p.47). E acrescenta: [...] Não é possível praticar sem avaliar a prática. Avaliar a prática é analisar o que se faz, comparando os resultados obtidos com as finalidades que procuramos alcançar com a prática. A avaliação da prática revela acertos, erros e imprecisões. A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a nossa eficiência (FREIRE, 1989, p.47). Observe-se, portanto, que pensar e fazer avaliação exige decisão sobre procedimentos que, incidindo sobre o processo ensino- aprendizagem, adquirem significado quando conseguem corrigir e melhorar a prática educativa.
TEXTO 2:
A avaliação processual não significa não utilizar mais instrumentos de verificação da aprendizagem, pelo contrário, trata-se de resgatar a essência da avaliação. O educando e o educador devem ter elementos objetivos para julgarem a caminhada, o desenvolvimento. Portanto, a produção do estudante é fundamental e a avaliação não deve recair em alguns momentos, de forma ocasional, pois daí o professor não tem como ajudar o estudante quando ele precisa.
Questão para responder:
Após ler os 2 textos, reflita sobre a avaliação processual, que corrija e melhore a prática educativa. Elabore um texto onde demonstre práticas e instrumentos que possibilitem ao professor corrigir e melhorar a prática educativa, que dê elementos para que o educador e o educando julguem a caminhada, o desenvolvimento, os objetivos alcançados.
Explique em seu texto porque a prática e o instrumento que você demonstrou contribuem para que o educador e o educando julguem o desenvolvimento. Seu texto deve ter entre 600 e 1.000 caracteres.
Respostas
respondido por:
7
Na perspectiva de Paulo Freire, a prática processual deve ser orientada pela avaliação significativa, no sentido dos educadores buscarem sempre o conhecimento sobre as necessidades, potencialidades e realidade de seus alunos.
A partir disso, as práticas pedagógicas tornam-se mais eficientes, promovendo-se um conhecimento mais horizontalizados, de forma que os instrumentos pedagógicos também possam ser atraentes aos alunos, como a própria Internet.
katiateixeira1oylneh:
Tem outra resposta
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás