Respostas
Resposta:
Explicação:
Quando você tem uma experiência prazerosa, o cérebro produz um neurotransmissor chamado dopamina. Isso ativa o sistema de recompensa.
A "raiz" da dopamina está na área tegmental ventral, uma grande região rudimentar do cérebro, o que garante uma grande força biológica.
A dopamina percorre outras áreas até chegar no córtex pré- frontal, nossa jovem área de modulação. É ele que vai dizer que você está satisfeito e deve piratear de comer.
Se comer outro chocolate realmente lhe deixou feliz e satisfeito, seu cérebro registra que aquilo é prazeroso e, portanto, em um comportamento que deve ser repetido.
Como seu cérebro ja sabe que comer chocolate é bom, a área tegmental ventral pede que você repita essa ação (e ela vai usar toda sua força biológica pra isso).
Mas, quando a informação chega ao seu córtex pré-frontal, vem a modulação. Você exerce nossa ainda recente capacidade de ser mais racional e pensa se deve mesmo comer doce.
Ocorre uma batalha entre as informações enviadas pela razão (o córtex pré-frontal) e pela emoção (área tegmental ventral).
Se você deixar a emoção vencer e repetir frequentemente o comportamento prazeroso, ele vai ganhando força e fica cada vez mais difícil de resistir a ele.
E como romper esse ciclo? Seu cérebro não vai deixar de achar o chocolate prazeroso se você parar de comê-lo, mas ele pode começar a perceber que a fruta também é bom.
Se você comer fruta frequentemente e passar a se sentir bem com isso, essa ação vai começar a ativar seu sistema de recompensa e ganhar um ciclo só pra ela.