Respostas
Os fundamentos do Futsal são o domínio ou recepção da bola, o controle de bola, a condução de bola, o passe, o chute, o cabeceio, o drible e a finta.
Resposta: Bola de Futsal
A bola deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado;
A circunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15;
O peso não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.
Número de Jogadores
Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.
Árbitro Principal e Auxiliar
O jogo terá um árbitro auxiliar e um árbitro principal.
Cronometrista e Anotador
Eles trabalham em uma mesa que fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e controla o tempo de jogo. Já o anotador trabalha examinando as fichas de identificação dos jogadores e comissão, registra as faltas cometidas pelas equipes, controla infrações, anota na súmula as ocorrências do jogo, etc.
Duração da Partida
Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso (intervalo). O tempo de jogo é marcado com um cronômetro e isso deixa a partida mais dinâmica. As punições possuem algumas semelhanças com o futebol de campo, pelo menos no quesito dos cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo (para a advertir do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelos em partidas diferentes.
Bola de Saída
O árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.
Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão e permanecer dentro da quadra.
Contagem de Gols
Os gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que impedem ou permitem a marcação do gol.
Impedimento
Não existe a regra de impedimento no futsal.
Faltas e Incorreções
Para que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes aspectos:
Ter sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
Precisa ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre Indireto:
Tiro Livre Direto
O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Dar pontapé, derrubar o jogador do outro time;
Bater, cuspir, tentar segurar o adversário;
Empurrar o adversário;
Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente;
Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.
Tiro Livre Indireto
Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro;
Tentar retirar a bola das mãos do goleiro;
Prender a bola;
Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
Tentar retardar o tempo da partida;
Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.