Faça uma análise do que foi lido no texto (O QUE É MIGRAÇÃO?) e registre as suas conclusões
sobre os itens abaixo:
a) Razões que levam o homem a migrar.
b) O fluxo migratório, inicialmente foi bem recebido pelos países desenvolvidos, mas com o passar
do tempo deixou de ser vantajoso.
c) A migração, o preconceito e a intolerância.
Respostas
Para responder essas questões, se faz necessário antes de tudo, entender o que é a imigração:
Imigração é o ato de se deslocar a um outro país (que não seja o de sua origem) com o objetivo de ficar temporariamente ou permanentemente, independente do que o levou a tomar tal decisão.
Tendo isso em mente, podemos analisar o texto e chegar as seguintes conclusões:
O que leva o homem a imigrar?
As razões que levam o homem a migrar pode ter várias origens, seja ela econômicas (em busca de uma melhor qualidade de vida, emprego, etc), culturais e religiosas (imigração para os locais onde se sentem mais identificados), políticas (refugiados de países em guerras ou de países com problemas políticos) e naturais (quando a migração é necessária por conta de fatores ambientais, como calor, chuva e seca em excesso).
Por que inicialmente os imigrantes foram bem recebidos e com o passar do tempo passou a ser visto como algo desvantajoso?
Com o auge do desenvolvimento os países necessitavam de mão de obra e encontraram nos imigrantes uma oportunidade de solucionar o problema, uma vez que não encontravam resistência em muitas vezes aceitar trabalhos pesados por salários inferior. Porém, com o passar do tempo essas tarefas foram ficando mais automatizadas, dispensando assim a mão de obra humana e levando boa parte dos imigrantes a ficarem desempregado, tal situação contribuiu para o aumento do número de desempregados, violência e pobreza dos países, que então passaram adotar medidas restritivas contra a imigração.
Por que existem preconceito e intolerância com os imigrantes?
Como relatado na questão anterior o fluxo migratório contribuiu para alguns problemas sociais, o que levou os imigrantes a levar toda a culpa, além disso algumas diferenças culturais e religiosas não são bem aceitas em outros países, atitudes essas intituladas respectivamente de preconceito e intolerância.