1-Qual a origem da crise da economia colonial portuguesa no século XVII?
2-Quais eram as possíveis saídas para tal crise? Como a Coroa procurou viabilizá-las?3-Como os bandeirantes são geralmente lembrados em nossa sociedade? Que elementos poderiam contrariar essa visão?
4-O que é o sertanismo de contrato? Qual sua função na ocupação do território e que objetivos moviam os sertanistas?
5-Como os povos originários (indígenas) são considerados no processo de ocupação e interiorização da colonização portuguesa na América?
6-Compare o comércio praticado em São Vicente (SP) e as atividades desenvolvidas no Nordeste açucareiro.
7-Qual o papel dos bandeirantes na sociedade escravista colonial?
8-Explique a relação entre a Igreja católica e os indígenas na Américaportuguesa.
Respostas
1 - O sismo de Lisboa de 1755
2 - Na época, os portugueses viram uma só saída para essa crise: Aumentar a taxação de impostos nas suas colônias, principalmente no Brasil que era a principal delas.
3 - Eles são lembrados como heróis, pois na teoria, eles teriam sido os desbravadores das terras brasileiras e teriam ajudado a construir o Brasil. Os elementos que podem contrariar essa visão são vastos, por exemplo: os bandeirantes eram bandidos cruéis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios.
4 - Basicamente são as explorações que os bandeirantes faziam para capturar escravos (negros e indígenas) no interior do país que fugiam e deixavam os donos deles em prejuízo. A função deles era resgatar esses escravos, e o que motivava eles era a grande oferta de dinheiro e/ou terras em troca de seus serviços.
5 - Eles eram considerados pelos bandeirantes como assassinos e genocidas, além de muito perigosos. Isso acontecia porque os indígenas tentavam defender suas terras e os bandeirantes interviam nisso, e também porque grande parte deles era praticante da antropofagia
6 - No Nordeste açucareiro a economia é agrária e a própria atividade mineradora estimula a produção e movimenta o comércio. Já o comércio em São Paulo é movimentado pela indústria e completamente urbano.
7 - Eles eram caçadores de escravos fugitivos. Quando os escravos fugiam para as matas e pro interior das províncias coloniais, os bandeirantes eram contratados para resgatar a "mercadoria" em troca de um bom pagamento.
8 - Os indígenas eram forçados a praticar o cristianismo, porque no começo da colonização brasileira, o Vaticano estava patrocinando as expedições para o Novo Mundo. O que eles queriam em troca eram mais fiéis, e por isso, os indígenas eram obrigados a se tornar católicos, daí vem o ditado: "Entre a cruz e a espada", porque ou se tornavam católicos ou morriam.