Quando se trata na competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.
De acordo com o texto, a situação política dos atenienses na antiguidade clássica tinha como característica fundamental o(a)
A) Dedicação altruísta em ações coletivas.
B) Participação direta em fóruns decisórios.
C) Ativismo humanista em debates públicos.
D) Discurso formalista em espaços acadêmicos.
E) Representação igualitária em instâncias parlamentares.
Respostas
A alternativa que melhor define a participação política na antiguidade ateniense é a B.
Na Grécia, a participação direta nos fóruns decisórios era parte importante da deliberação política. Aqueles que eram considerados cidadãos podiam participar das decisões políticas e da vida na polis.
Entretanto, nem todos eram considerados cidadãos que poderiam participar da vida política, apenas homens, ricos e que fossem nascidos em Atenas. Mulheres, escravos e pobres eram excluídos do processo.
Resposta:
B) Participação direta em fóruns decisórios.
Explicação:
A democracia escravista ateniense era exercida de maneira direta pelos cidadãos de Atenas. Apesar da restrição do direito à cidadania, aqueles considerados cidadãos deliberavam de maneira direta, na Ágora, sobre os rumos da cidade-Estado.