"A forma que os pré‐socráticos recusaram o mito continuou, da mesma maneira, nos filósofos posteriores à Sócrates." - Esta afirmação é verdadeira ou falsa?
Respostas
A afirmação é Falsa. O surgimento da Filosofia pré-socrática pressupõe a passagem, por parte dos gregos, da fase mítica, correspondente ao período histórico homérico da cultura grega para a fase racional, por intermédio da transição entre a cosmogonia, a origem do cosmos a partir da relação entre as forças vitais e a teogonia, a origem dos deuses a partir da relação sexual entre eles, em direção à cosmologia, o conhecimento racional, que explica a origem das coisas a partir de princípios.
A transição do mito para a filosofia dá-se aos poucos levando os gregos do período cosmológico e naturalista, ao período socrático e antropológico da filosofia. No entanto, a fase racional conserva, ainda, elementos da fase mítica. O princípio da filosofia pré-socrática encontra-se na epopeia homérica, a Ilíada e a Odisseia, disseminada na cultura grega através da transmissão oral.
Bons estudos!