Respostas
Resumo da Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos ocorreu entre novembro de 1896 e outubro de 1897 em arraial dos Canudos, no sertão da Bahia.
O conflito foi fruto de uma revolta social dos moradores locais quanto as exigências do governo e dos latifundiários e pela completa negligência dos mesmos quanto as necessidades do povo.
Antônio Conselheiro, foi o responsável por organizar uma comunidade mais igualitária, que se opunha ao governo da época.
O movimento que ameaçava os negócios dos coronéis, resultou em conflitos militares com a comunidade do arraial dos Canudos, dando início a Guerra de Canudos.
Quatro expedições militares precisaram ser feitas para que a comunidade de Canudos fosse finamente dizimada, tamanha fora a determinação e a inteligência de seus guerrilheiros para reunir seu exército. Antônio Conselheiro resistiu até o fim defendendo o seu povo, vindo a falecer em setembro de 1897.
espero ter ajudado!
Resposta:
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897)
Explicação:
Espero ter ajudado!!
Esse movimento refletia a extrema miséria em que viviam as populações marginalizadas do Sertão Nordestino.