herman e. daly, ao apresentar uma variação da matriz insumo-produto de leontief, afirmou seu entendimento de que as atividades produtivas da sociedade (economia) não podem ser desvinculadas do meio ambiente. o quadro a seguir representa a matriz descrita por daly, onde o "setor humano" corresponde às atividades produtivas (economia) e o "setor não humano" corresponde ao sistema ambiental: setor humano setor não humano setor humano (1) (3) setor não humano (2) (4) com base nisto, relacione a coluna a (setor humano) e a coluna b (setor não humano), em que a coluna a apresenta os números de (1) a (4), e a coluna b apresenta o significado de cada relação: (a) setor humano (b) setor não humano (1) 1. relação pura. (2) 2. utilização dos recursos do meio ambiente pelo homem. (3) 3. deposição dos resíduos e poluentes resultantes da produção. (4) 4. relação unicamente ecológica (meio ambiente). (1) e (4) 5. relação unicamente dentro do sistema econômico. alternativas: a) i - 2; ii - 4; iii - 5; iv - 1; v - 3 b) i - 3; ii - 4; iii - 2; iv - 1; v – 5 c) i - 5; ii - 2; iii - 3; iv - 4; v – 1 d) i - 1; ii - 2; iii - 3; iv - 4; v – 5 e) i - 4; ii - 5; iii - 1; iv - 2; v - 3
Respostas
A sequência correta é a seguinte: I - 5; II - 2; III - 3; IV - 4; V – 1. Letra C.
De acordo com o pesquisador Herman E. Daly, a apresentação de uma variação da matriz de insumo-produto de Leontief envolve a compreensão de que as atividades produtivas da sociedade (que são a economia), não devem estar desvinculadas do meio ambiente ao redor.
Daly definiu uma matriz que se caracterizou pelo setor humano ser um correspondente das atividades produtivas, da economia, e o setor não humano correspondia ao sistema ambiental.
Bons estudos!
Resposta:
Av - Economia Ambiental
Explicação:
1) c) I - 5; II - 2; III - 3; IV - 4; V – 1
2) d) A teoria dos bens públicos e a teoria das externalidades.
3) c) Agropecuária
4) d) A emissão de gases de efeito estufa
5) a) Somente do Valor de uso e do Valor de não-uso
6) c) Preços hedônicos
7) e) O dano ambiental é uma forma de impacto ambiental, caracterizado por trazer prejuízos socioeconômicos e ambientais tanto ao indivíduo quanto à coletividade.
8) a) A Política Nacional do Meio Ambiente
9) d) Uma das críticas aos instrumentos de comando e controle é a falta de incentivo à adoção de práticas sustentáveis, atuando somente na punição dos agentes causadores de degradação.
10) d) O método de valoração contingente