a) Por que a reação cósmica de fundo é uma evidencia a favor da teoria do big bang?
b)Cite outras evidencias cientificas que apoiam esta teoria?
Respostas
A radiação cósmica de fundo é uma espécie de "fóssil" da luz. O Big Bang é caracterizado como a expansão do universo, antes em um estado ultracomprimido, em que toda a matéria existente estava ocupando um espaço ínfimo. Quando ocorreu a expansão, uma enorme quantidade de radiação foi eliminada. Hoje, podemos detectar tal radiação remanescente do Big Bang através de aparelhos específicos, sendo uma evidência favorável à teoria.
Outra evidência que apoia o Big Bang é algo observado atualmente: as galáxias estão se afastando. O Efeito Doppler, que descreve o comportamento de ondas eletromagnéticas e mecânicas quando se distanciam ou aproximam de um observador, mostra que grande parte das galáxias apresenta "desvio pro vermelho", isto é, está se afastando da Via Láctea. O vermelho é a cor da luz visível que apresenta maior comprimento de onda. Quando os corpos se afastam, a frequência em que emitem ondas eletromagnéticas diminui, e o comprimento de onda aumenta, por isso é dito que quando um corpo se afasta, ele tem desvio pro vermelho.
O fato dos corpos celestes estarem cada vez mais distantes entre si prova que o universo ainda está em expansão, assim como ocorreu no Big Bang.
Resposta:
a)A distribuição uniforme da radiação cósmica de fundo foi considerada como uma importante evidência de que a matéria estaria distribuída de maneira homogênea no momento da criação do universo, e que sua emissão teria origem nessas mais longínquas fronteiras. Nessa perspectiva, o universo primitivo seria muito quente e denso.
b)A expansão do universo evidenciada por Hubble, abundâncias relativas de elementos leves produzidos na nucleosíntese do Big Bang, formação e evolução de galáxias e a distribuição de estruturas cósmicas de grande escala