qual o significado dos grafismos e pinturas corporais para a tribo A)kadiwéu b) karajá c) Xikrin Kaiapó d)Assurini e) Juruna ?
Respostas
Resposta:
a) Os índios Kadiwéu, do Mato Grosso do Sul, utilizavam os grafismos de seu povo como identificações internas em sua sociedade.
b) Na tribo Karajá, as pinturas significam, principalmente, a passagem de uma fase da vida para outra (com excessão da pintura diária e da pintura hojuju), ou seja, quando uma criança deixa sua infância para se tornar um 'menino jovem', um 'menino jovem' deixa essa fase para se tornar um rapaz, etc, existem pinturas específicas que são feitas nesse dia de passagem (que normalmente é comemorado com uma festa).
c) Os Kayapó consideram a pintura corporal como um atributo da própria natureza humana... E assim também, o recém-nascido, após a queda do cordão umbilical, é logo em seguida, pintado de jenipapo, reconhecimento de seu status de pessoa humana.
d) Os Assurini são conhecidos pelas suas formas geométricas inspiradas na natureza: casca do jabuti, onça, favo de mel, cipó. Aplicam estas no corpo, na cerâmica, em cabaças e outros suportes. A pintura corporal serve de identificação social e é intimamente ligada à cosmovisão mitológica deles
e) Os índios Juruna usam a arte gráfica, decorando as suas cerâmicas, suas canoas e remos, na tecelagem e como pintura corporal. Sendo uma tribo ribeirinha, seus motivos lembram muitas vezes as ondas da água.