A conquista do Sistema Único de Saúde (SUS) foi marcada por movimentos populares, lutas e marcos legais. Diante desse cenário em que ocorreu no país durante a Reforma Sanitária, 8ª Conferência Nacional de Saúde e Constituição Federal de 1988, elabore um mini texto, estabelecendo uma relação com o atual contexto de saúde em que se encontra o Brasil, expondo sua opinião crítica sobre a participação do povo na gestão da saúde.
Respostas
Resposta:
Explicação: Podemos afirmar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um privilégio termos aqui no Brasil, pois é um sistema de saúde é gratuito. Portanto, independente da condição social, no Brasil, todas as pessoas tem o direito de fazer parte desse sistema único de saúde.
O SUS também realiza e promove diversas campanhas de prevenção de doenças, para fazer com que as pessoas saber como se prevenir de diversas doenças, assim, sabem como evitá-las.
Também fornece o atendimento integral para os cidadães, assim como, parto, internações, cirurgias, tratamentos para doenças, exames, cirurgia, transplantes e outros procedimentos complexos são feitos pelo SUS de forma gratuita, possibilitando que o cidadão consiga realizar seu tratamento por completo.
Apesar de ter muitos problemas, o SUS ainda é a referência em saúde pública.