• Matéria: Sociologia
  • Autor: sofia23082004
  • Perguntado 7 anos atrás

selecionar um fenômeno social contemporâneo e desenvolver uma reflexão crítica estabelecendo uma relação entre as respetivas características e manifestações e os pressupostos teóricos das referidas teorias

Respostas

respondido por: dri6549
0

Resposta:

O estudo investiga a avaliação da aprendizagem sua compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. A investigação envolveu cinco professores dois de escola Municipal do Ensino Fundamental e três de escola Estadual também de Ensino Fundamental da cidade de Timon-MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo na perspectiva estruturada qualitativa e com abordagem dialética, os dados sendo coletados através de questionários abertos. Fundamentados nas ideias de Afonso (2004); Antunes (2008); Hoffmann (2003); Sant’Ana (2005); Luckesi (2008); Perrenoud (2000); Vasconcellos (2006), Percebemos que o processo de avaliação da aprendizagem segue em busca de novos conceitos e compreensões analisados pelas reflexões dos docentes. Com as realizações deste estudo pretende-se contribuir para a educação, para o processo avaliativo e as reflexões das práticas dos professores com respeito à avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Prática docente; Análise e Reflexão docente.

preciso que o docente perceba no cotidiano as histórias vividas pelos alunos, ou seja, através de cada análise, o professor permite-se a também cometer contradições prejudicando assim suas ações e seus propósitos perante suas práticas avaliativas.

3.2. Os docentes e os propósitos avaliativos

O professorao verificar o processo de ensino aprendizagem visa promover a verificação em níveis o conhecimento dos alunos, isto é, busca apoios metodológicos através das funções avaliativas, perante o processo da avaliação da aprendizagem que objetivadiagnosticar; controlar; e classificar e tendo como modalidades avaliativas as quais a avaliação da aprendizagem apresenta: Diagnóstica; formativa e somativa.

O docente analisa e reflete sobre a avaliação diagnóstica, que tem como propósito a intenção de constatar se os alunos apresentam domínio ou nãode determinadas atividades é nesta modalidade que o professor tem a compreensão de avaliar o aluno percebendo se está apto para novos conhecimentos.

Já a avaliação formativa tem como objetivo verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos o professor analisa os resultados das atividades durante o seu desenvolvimento determinando se o educando domina cada etapa de instrução.

A avaliação somativa tem a função classificatória os professores fazem toda a compreensão através dos níveis de aproveitamento é nesta modalidade que o docente chega a conclusão se o aluno teve êxito de uma série para outra.

É observando cada instância que o docente tem o propósito de chegar a um meio que a avaliação proporciona através de suas funções e modalidades, preocupando-se com que tipo de aluno o professor pretende formar, um ser humano crítico e reflexivo capaz de ter sua própria autonomia. Pois, através da compreensão e análise reflexiva que o docente preocupa-se como o aluno aprende cognitivamente, tal conceito traz uma postura do educador moderno que, o que importa para ele não é só o processo somativo e sim todas as instâncias de como se avaliar o aluno por completo como sujeito cognoscente, capaz de aprender de forma construtiva.

acreditamos que a aprendizagem humana somente se processa na medida em que o educando é capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem; aceitamos, dessa maneira, que todo aluno é sempre o agente central na forma como constrói conhecimentos. Em outras palavras, pensamos avaliação da aprendizagem através de uma perspectiva construtivista (ANTUNES, 2008, p. 15).

É incentivando o aluno através de cada objeto que o docente faz sua reflexão perante o ensino e sua prática chegando a um fim já que a avaliação passa por essas análises de princípios,

.

Perguntas similares