vcs precisam pesquisar na internet 1 notícia que julguem ser verdadeira e 1 notícia que vcs acreditam ser fake news. A partir dessa pesquisa vcs devem estabelecer critérios de comparação entre as duas notícias,isto é,critérios que identifiquem uma como sendo notícia verdadeira e a outra como sendo notícia falsa. Esses critérios devem estar bem explicados nas respostas, por exemplo:se a minha notícia apresentar muitos erros gramaticais ou ortográficos, eu posso supor que a notícia seja falsa e,por tanto comprovarei minha suposição com exemplos retirados do texto. Ou se a notícia que eu escolhi apresentar fatos consistentes,isentos de caráter opinitativo,e com manchetes que fujam ao sensacionalismo,posso deduzir que a notícia é confiável e,por tanto,eu irei selecionar passagens do texto que comprovem a minha idéia. é para vcs investigarem como as relações estabelecidades dentro do texto apontam para uma manipulação da informação(desinformação!)O tema é livre. ME AJUDEMMMMM please É português
Respostas
As duas matérias:
Coronavírus: pelo menos 65 estudos avaliam uso de cloroquina, mas resultados são controversos - Matéria da Revista Época
Drauzio Varella diz que vai continuar andando nas ruas durante quarentena do coronavirus - Boatos
A diferença entre as duas matérias:
A matéria sobre a cloroquina é verdadeira, pois, trata o uso da cloroquina e hidroxicloroquina com bastante cuidado e atenção. Várias pessoas hoje em dia dizem que esse tipo de medicamento pode curar o corona, mas os estudos ainda não comprovam essa afirmação.
Já a matéria sobre o Drauzio Varella, que é da Boatos, fala sobre uma Fake News que andou rolando na Internet. O médico no vídeo disse que a doença não era tão grave e que todos poderiam andar na rua com tranquilidade, já que a doença não pararia a vida de ninguém.
O médico na época dizia isso por causa dos poucos casos do corona, mas hoje ele revê as situações e repudia o uso do vídeo antigo para compartilhar uma imagem não tão séria da doença.
Esse é o caso, porque as pessoas usavam um vídeo antigo para falar sobre a Fake News de que a doença é só uma "gripezinha", já a matéria da Revista Época trata o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina a sério e mostra estudos sobre o resultado amplo que o remédio tem como tratamento na vida dos enfermos pelo coronavírus.