• Matéria: Sociologia
  • Autor: edgardfelix19
  • Perguntado 7 anos atrás

De meados da década de 60 até o final da de 70 do século passado, o Brasil ascendeu rapidamente na escala global de distribuição de poder econômico relativo, e, com isso, suas ambições e seu padrão de relacionamento com a economia mundial mudaram. Essas transformações, que ocorreram de forma mais complexa durante a presidência de Ernesto Geisel (1974-1979), inserem-se em um contexto de declínio relativo dos EUA e de distensão da Guerra Fria, os quais proporcionaram as condições para a adoção de uma política econômica externa cuja tônica era a diversificação de parcerias sob o signo da promoção do desenvolvimento econômico .
CUNHA, Raphael Coutinho da. FARIAS, Rogério de Souza. As relações econômicas internacionais do governo Geisel (1974-1979). In: Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília: IBRI, jul.-dez./2011, p. 46.
No contexto do Regime Miliar (1964-1985), considerando o trecho acima e o ponto de vista econômico, é correto afirmar que:
a. Para resolver problemas do esgotamento do “milagre econômico” os militares assumiram a estatização e planificação da economia.
b. A pressão econômica internacional fez a inflação disparar logo no início da década de 1970, fato que provocou a falência do “milagre econômico”.
c. O Governo Geisel, expressando uma tendência diferenciada dos demais militares, desenvolveu uma política externa pragmática.
d. Em função da crise econômica mundial, os EUA retiraram o apoio que concediam aos Regimes Militares da América Latina.
e. Assim, como o General Costa e Silva, Geisel pertencia à linha dura dos militares, fato que inviabilizou qualquer tipo de aliança com países fora do eixo da parceria norte-americana.

Respostas

respondido por: deideclaudinooficial
2

Resposta:

c. O Governo Geisel, expressando uma tendência diferenciada dos demais militares, desenvolveu uma política externa pragmática.

Explicação:

Perguntas similares