• Matéria: Português
  • Autor: luizzmiguuel
  • Perguntado 6 anos atrás

1. Descrever é expor detalhadamente as características de um lugar, de um ser ou de um
objeto. Sabendo disto, retire do texto passagens nas quais o escrivão do rei descreve os
habitantes do “novo mundo”. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
2. Pela descrição feita por Caminha, qual seria a visão do colonizador em relação aos povos
indígenas? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3. Observe a seguinte passagem da Carta: Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e
começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se
quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim
mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!
[...]Nesse trecho, Caminha destaca e interpreta os acenos feitos pelos índios, relacionando-os à
possível existência de metais ouro ou pedras preciosas. O que esse destaque revela sobre as
intenções do homem europeu com a descoberta de novas terras? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 4. Leia a seguinte passagem: “para os portugueses o ouro é que tinha valor, enquanto para os
indígenas uma conta de colar ou um guizo eram mais importantes; para os portugueses, os
índios eram vistos como mão-de-obra a ser explorada ou almas a serem cristianizadas; já para
os indígenas, os lusitanos eram homens diferentes com quem queriam trocar objetos.”
(RONCARI, 2002, p.29) Considerando a leitura da Carta de Achamento do Brasil e a passagem
do texto do pesquisador Luiz Roncari, responda: Em sua opinião, o que, provavelmente, o índio
estava tentado dizer aos viajantes? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ___________________________________________________

Respostas

respondido por: Saraivajessika
1682

1-

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios  pequenos, por chegarem primeiro. Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do  Capitão-mor, onde falaram entre si.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos  com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os  arcos. E eles os pousaram.  Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente  deu-lhes um barrete

vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um  sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de  papagaio; e outro deu-lhe um ramal  grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o  Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles

mais fala, por causa do mar.

2- A visão de criaturas selvagens animalizadas, sem inteligencia.

3- As intenções eram de exploração, das terras, o intuito das expedições de descobrimento, de encontrar metais preciosos e produtos que pudessem ser vendidos, como o pau Brasil.

4- Os índios não tinham a mesma visão dos portugueses em relação ao ouro, para eles era mais uma objeto que poderia ser trocado por escambo.


lt80406: obgd
joao202004860434460: obgd ajudou muito
cidinhaa925: obrigada
estercamile123: Obrigado, me ajudou muito♡
barrossimone089: Obg se vês a 2
welisoncastro2000: Obrigado
respondido por: torres320
23

1) Nestas  passagens, o escrivão do rei descreve os habitantes do “novo mundo”:

  • "A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados,de bons rostos e bons narizes,bem feitos."
  • " Andam nus,sem cobertura alguma."
  • "Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro".
  • " Nem estima nenhuma coisa cobrir nem mostrar suas vergonhas; e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto."
  • "E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas."
  • "Os cabelos deles são corredios."
  • " E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas."

2) A visão que os europeus tinha dos indígenas era comum aos povos colonizadores. Para eles, era natural olhar os índios como selvagens, como seres primitivos, como se fossem menos humanos que os próprios portugueses.  Ao considerarem os nativos como primitivos, evidencia-se a inferiorização do índio.

Além disso, quando dizem que  os índios tinham “bons rostos e bons narizes, bem feitos.”, demonstram que consideravam uma visão eurocêntrica até nos padrões de beleza.

3) Este trecho revela que os portugueses desejavam explorar as novas terras. Nota-se, claramente, que o objetivo era verificar a existência de recursos naturais que pudessem ser levados à Coroa Portuguesa.

Não havia o interesse de contribuir para o desenvolvimento da terra "descoberta", mas sim utilizá-la para atender aos interesses, principalmente econômicos, de Portugal.

O olhar do colonizador já estava voltado para a possível existência de  metais ouro ou pedras preciosas; por isso, Caminha fez a interpretação mencionada na Carta.

4) O índio estava tentando dizer que não queria se apropriar de nada dos portugueses. Para eles, bastava o escambo.  Diferente dos europeus, os índios não queriam tomar nada - não queriam matá-los, nem convertê-los, nem roubar seus pertences. Apenas desejavam trocar objetos.

Talvez essa troca de devesse pela curiosidade de conhecer o que o europeu usava, mas sem objetivo de se apropriar indevidamente do que pertencia ao outro. Diferentemente dos portugueses, que tinham o objetivo de explorar.

MAIS INFORMAÇÕES NESTE LINK: https://brainly.com.br/tarefa/10732822

ESPERO TER AJUDADO!

Anexos:
Perguntas similares