(SENAI-CETIQT – RJ) Nosso país sediará, este ano [2014], a Copa do Mundo de Futebol. Se, por um lado, o evento é visto como uma oportunidade estratégica para o país, tanto pela entrada de investimentos estrangeiros como pelo grande afluxo de turistas internacionais esperados, dentre outros fatores, por outro há uma série de possíveis problemas que preocupam as autoridades nacionais e internacionais e grande parte dos analistas de conjuntura econômica e política. Dentre os principais problemas que têm sido apontados como potencialmente preocupantes em relação à organização e realização da Copa do Mundo encontramos os a seguir listados, EXCETO:
A
A falta de infraestrutura adequada dos principais aeroportos brasileiros e da malha viária brasileira.
B
Os possíveis atrasos das obras em alguns estádios que receberão jogos da Copa, como por exemplo o Itaquerão, em São Paulo, principalmente depois do grave acidente que atrasou o cronograma de obras.
C
As possíveis manifestações de rua, com cenas de violência, contra a realização da Copa devido aos altos custos envolvidos nas obras mais importantes.
D
A falta de capacidade técnica para oferecer transmissões televisivas em alta definição, ao vivo, para todo o mundo em todas as partidas.
E
Os preços exorbitantes cobrados pelas companhias aéreas, pelos hotéis, pela indústria de alimentação podem afastar os turistas.
Respostas
A alternativa INCORRETA é a letra D: A falta de capacidade técnica para oferecer transmissões televisivas em alta definição, ao vivo, para todo o mundo em todas as partidas.
Ao ser eleito como país sede da Copa do Mundo de 2014, foram apontados diferentes questionamentos sobre o Brasil, visto que o país precisava se preparar para receber a maior competição de futebol do mundo.
O Brasil precisou adaptar as suas instalações para receber os turistas, seja em hotéis, restaurantes, aeroportos, etc.
Além do recebimento de turistas, o país teve que se adaptar inclusive nos estádios, com a reforma e construção de novos para receber as partidas de futebol.
As coberturas de televisão estavam preparadas para televisionar as partidas, algo que já é comum nas transmissões de jogos de campeonatos nacionais como o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Abraços!