De que forma a prática regular de exercícios físicos podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico
Respostas
Resposta:
Os benefícios do esporte
É o caso da prática regular de exercícios físicos, como aponta a alergista e imunologista Érica Azevedo: “Em dose moderada, a atividade física regular faz parte de um estilo de vida que é essencial para a manutenção da saúde do sistema imunológico.” Diversos estudos científicos apontam que a atividade física é capaz de aumentar a quantidade de linfócitos, células que fazem parte do sistema de defesa do corpo.
De acordo com Dra. Érica, não existem esportes ou exercícios específicos que colaboram mais para fortalecer a imunidade. “O mais importante é que seja uma atividade prazerosa e que leve a um estado de bem-estar físico e mental”, explica a imunologista. Seja futebol, vôlei ou uma simples caminhada pela manhã, o importante é manter o corpo em movimento.
Vantagens também para a mente
A atividade física tem ainda um papel importante na saúde mental, o que produz reflexos na defesa do corpo. Ela reduz os níveis de estresse e ansiedade e, fortalecendo o organismo como um todo e, assim, tornando o sistema imunológico mais apto para o ataque contra invasores e doenças.
Um modo de vida saudável, capaz de fortalecer o sistema de defesa do corpo, não passa somente pelos exercícios físicos. Há outros fatores, como explica Érica: “Uma boa alimentação, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas, além de um bom sono, vão contribuir para um sistema imunológico mais forte.”
Resposta:
A atividade física regular não reduz apenas medidas. Ela melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse, fornece mais energia e aumenta autoestima.
Além disso, os movimentos motores realizados durante as atividades liberam endorfinas no cérebro. Apesar de ser popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina traz muitos outros benefícios, como:
Melhora da memória
Elevação do humor
Aumento da disposição física e mental
Melhora da concentração
Fortalecimento o sistema imunológico
Alívio de dores e tensões musculares
Melhor qualidade do sono
A serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e regulação do sono, entre outras funções, também é liberada.
Explicação: