No terceiro parágrafo, em “[...] não existem meninos De rua. Existem meninos NA rua. [..]”, a troca do De pelo NA determina que relação se sentido entre menino e rua seja: a) de localização e não de qualidade b) e origem e não de posso c) de origem e não de localização d) de qualidade e não de origem
Respostas
A troca de "de" por "na" determina que a relação de sentido entre menino e Rua seja:
a) de localização não de qualidade.
A expressão "meninos de rua" diz respeito a um grupo específico de meninos que vivem na rua. Ou seja, a rua é a sua morada. É comum usar essa expressão para se referir a meninos em condição de abandono e que acabam se tornando bandidos para sobreviver.
Já a expressão "meninos na rua" diz respeito a um grupo de meninos que estão na rua. Ou seja, a rua não é a sua morada. Eles estão lá momentaneamente. Não se trata de marginais.
a) de localização e não de qualidade.
"Meninos DE rua" - ao usar a preposição "de", o "de rua" é entendido como característica ou qualidade.
"Meninos NA rua" - muda o sentido por que usando a preposição "na" você complementa a frase com lugar.
O texto nos ajuda a refletir sobre isso. Será que o falar meninos "de rua" não é preconceituoso? Essa frase pode ser interpretada como uma crítica referente ao preconceito contido no termo. Ao dizer "menino de rua", a pessoa pode estar ignorando as características individuais dos meninos, colocando-os em um só grupo, porém toas as pessoas possuem singularidade. Estar na rua é uma condição, não uma qualidade.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7051820