Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as forças sociais que não podiam mais ser contidas no velho quadro político, estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como também aqueles que queriam adorar a Deus seguindo apenas suas próprias consciências, o que os levou a desafiar as instituições de uma sociedade hierarquicamente estratificada.
(Adaptado de Christopher Hill, “Uma revolução burguesa?”. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 4, nº 7, 1984, p. 10.)
Quais foram as consequências da Revolução Inglesa para o quadro político do país?
Respostas
Resposta: A principal consequência da Revolução Inglesa foi o fim do Absolutismo naquele país, sendo este sistema substituído pela monarquia parlamentarista, tendo o Rei, ao longo dos séculos, se tornado cada vez menos politicamente importante.
Esta mudança reforçou a sociedade civil inglesa, que passou a participar ativamente da política, e as instituições privadas naquele país, em especial as mercantis, tendo em grande medida contribuído para a ascensão daquele país relativamente pequeno ao posto de um grande Império.
A Revolução Inglesa mudou profundamente o quadro político do país, tendo até mesmo estabelecido uma República no país durante o governo de Cromwell.
Quais mudanças ocorreram na política inglesa ao final do processo?
Ao final do processo vimos a Inglaterra abandonar o sistema do Absolutismo Monárquico, caracterizado pela relação próxima entre Estado e Igreja e pela concentração dos poderes, e adotar o sistema da Monarquia Parlamentarista.
No novo sistema passou a caber ao Parlamento a maior parte das funções que antes eram um direito do Rei, sendo o próprio Parlamento um espaço de debates políticos que permitia aos seus diferentes participantes defender diferentes ideias.
Mais sobre o Parlamentarismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/17678474