realize uma pesquisa mais aprofundada e comente sobre: o movimento modernista no Brasil e suas manifestações, as vanguardas europeias; quais foram, as tendencias, o contexto historico, as caracteristicas gerais desse movimento
Respostas
Resposta:
O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. Apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira. No Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade brasileira através da arte.
Explicação:
O modernismo foi um movimento cultural, literário, social e político que teve início na década de 20. Suas expressões artísticas propuseram uma ruptura com o estilo tradicional e conservador da arte. Ele foi dividido em três fases, sendo que de forma geral as características eram a valorização da identidade brasileira, ironia, sarcasmo, irreverência e uso de linguagem criativa e versos livres.
A primeira fase do modernismo teve início com a semana de arte moderna de 1922 e a terceira e última fase encerrou em 1980.
A Semana de Arte Moderna foi um evento cultural artístico que aconteceu em 1922 na cidade de São Paulo organizado por artistas que propunham inovações na arte, inspirados nas vanguardas europeias.
Esse evento marcou o início do modernismo, um movimento que propunha rupturas com a arte tradicional, de forma a criar uma identidade brasileira para a arte. Com muito uso de sátira e crítica, esses artistas chocaram a imprensa e o público geral.
Os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 foram:
- Mário de Andrade
- Oswald de Andrade
- Graça Aranha
- Plínio Salgado
- Anita Malfatti
- Heitor Villa Lobos
Como muitos de seus artistas haviam estudado na Europa, o movimento modernista teve grande influência das vanguardas, como o cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo.
Durante a primeira fase do modernismo (1922 - 1930) brasileiro, a prosa literária teve a difícil missão de romper com o tradicionalismo dos estilos anteriores. Os principais autores dessa fase ficaram conhecido como O Grupo dos Cinco: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Os objetivos de suas obras era reforçar o nacionalismo, a cultura e a identidade brasileira.
Na segunda fase do modernismo (1930-1945) houve a maturação e estabilização da nova forma de se fazer literatura no Brasil, tanto para a prosa quanto para a poesia. Com relação à prosa, o destaque foram os romances regionalistas e urbanos, sendo que os principais autores foram Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.
Já na terceira fase do modernismo (1945 - 1980) a prosa se dividiu em urbana, regionalista e intimista. Os principais autores foram Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25102196