• Matéria: História
  • Autor: isabelleesjz
  • Perguntado 6 anos atrás

Depois que a Revolução acabou, foi a burguesia quem ficou com o poder político na França. O privilégio de nascimento foi realmente derrubado, mas o privilégio de dinheiro tomou seu lugar. “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi uma frase popular gritada por todos os revolucionários, mas coube principalmente à burguesia o desfrute desses valores. O exame do Código Napoleônico deixa isso bem claro: tem cerca de 2.000 artigos, dos quais apenas 7 tratam do trabalho e cerca de 800 da propriedade privada. (Adaptado de Leo Huberman, História da riqueza do homem. Trad. Rio de Janeiro: LTC, 1986, 21. ed. p. 138)O estabelecimento do Código Napoleônico ou Código Civil de 1804, representou, na história da França:
a) O início da última fase da Revolução, conhecida como “O terror” uma vez que institucionalizou os poderes ditatoriais exercidos por Napoleão.

b) O recrutamento forçado de civis, pelo Exército, a fim de construir a hegemonia francesa no continente.

c) A restauração do poder monárquico nos moldes do Antigo Regime por meio da anulação de todas as leis anteriores, como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

d) A afirmação dos poderes político e econômico da burguesia, acompanhada pela imposição de restrições à liberdade individual, à organização de movimentos sociais e à liberdade de imprensa.

Respostas

respondido por: beatriz0407
7

Por meio de eleição em 1804 foi implantada a monarquia tendo o napoleao como monarca , ele manteve as conquistas revolucionárias da França, mas suprimiu os direitos políticos e a liberdade de imprensa dessa maneira essa mudança representou a Vitória dos valores burgueses. sendo assim a resposta correta é a D

Perguntas similares