• Matéria: Sociologia
  • Autor: Julianaevaldilany
  • Perguntado 7 anos atrás

“O SERVIÇO SOCIAL É UMA PROFISSÃO INSERIDA NA DIVISÃO SOCIAL E TÉCNICA DO TRABALHO, SURGIU PARA ATENDER DEMANDAS DO CAPITALISMO MONOPOLISTA.” COMO SE APRESENTA ESTA DISCUSSÃO PERANTE A CATEGORIA PROFISSIONAL?

Respostas

respondido por: ferretti
17

Essa perspectiva pode ser respondida de diferentes maneiras, podendo ser de maneira crítica ou conformista. Uma visão possível é a de que ela é uma frase que busca desmoralizar os assistentes sociais e profissionais da área do serviço social.

Isso porque entende-se que o profissional do serviço social está no mundo para realizar um trabalho ligado às demandas não do capitalismo, mas daqueles que sofrem com as injustiças provenientes de um sistema baseado em exploração da força de trabalho por parte de proprietários de meios de produção, para assumir uma postura marxisita da crítica.

Essa discussão se apresenta todos os dias, no que diz respeito às decisões que o profissional deve tomar: deve lutar para garantir a justiça social, ou aceitar os deasmandos do modelo econômico?


larrisa316: você pode me ajudar numa questão?
respondido por: Danas
0

Essa discussão é apresentada a categoria profissional no mercado de trabalho em si, é comum que os assistentes sociais tenham a sua atividade voltada para manter o bem-estar do trabalhador para o trabalho.

O conselho de classe e os profissionais, em geral, não concordam com isso e buscam o bem-estar das pessoas para que elas possam viver melhor, isso inclui o trabalho também, mas não pode ser o foco principal.

Do ponto de vista das demandas capitalistas, o trabalho deve ser o ponto central do serviço social, bastando que o trabalhador seja produtivo e gere receita.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24082052

Anexos:
Perguntas similares