• Matéria: Matemática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Uma pequena empresa resolveu fornecer o benefício do plano de saúde de forma gratuita a seus funcionários. Porém, devido ao custo da operação, alguns funcionários receberão o benefício no primeiro mês, e o restante apenas no segundo mês de implementação da medida. Todos os funcionários que executam trabalho de risco e todas as mulheres foram escolhidos para serem beneficiados no primeiro mês. Sabe-se que essa empresa possui 80 funcionários, dos quais 20 são do sexo masculino. Além disso, das 33 pessoas que executam trabalhos de risco, 21 são mulheres. Essa empresa dispõe de capital suficiente para fornecer o benefício, no primeiro mês, para apenas 70 pessoas. Assim sendo, para que a empresa cumpra com suas pretensões, a quantidade de funcionários que deverão ser removidos de trabalhos de risco é a)2 b) 4 c) 10 d) 23 e) 31.

Anexos:

DΔfiny: 10?

Respostas

respondido por: Anônimo
7

Utilizando lógica de conjuntos, temos um total de 72 pessoas, porém o auxilio só deve ser para 70 pessoas, então devemos excluir 2 pessoas desta auxilio, letra A.

Explicação passo-a-passo:

Sabemos que ao todo esta empresa tem 80 funcionarios:

Total = 80

Destes 80 sabemos que 33 pessoas executam trabalho de risco, logo, 47 executam trabalhos de não risco:

Risco = 33

Não Risco = 47

Das pessoas que executam trabalho de risco, sabemos que 21 são mulheres, logo, 12 são homens:

Mulheres em Risco = 21

Homens em Risco = 12

E sabemos que o total de homens na empresa é de 20, então temos 8 homens nos trabalhos de não risco, logo, 39 mulheres no trabalho de não risco:

Mulheres em Não Risco = 39

Homens em Não Risco = 8

Assim vamos somar o total de pessoas de risco com as mulheres de não risco e teremos o total de pessoas que será beneficiado pelo plano no primeiro mês:

33 + 39 = 72

Assim temos um total de 72 pessoas, porém o auxilio só deve ser para 70 pessoas, então devemos excluir 2 pessoas desta auxilio, letra A.

Perguntas similares