Negociação: uma ferramenta que pode fazer a diferença
O assunto negociação vem assumindo uma importância cada vez maior no mundo empresarial. A todo o momento os meios de comunicação estão se referindo às fusões, incorporações, joint-ventures e alianças estratégicas como necessidades de uma economia moderna, dinâmica e competitiva. As negociações estão presentes não só quando se firmam os acordos, mas também nas suas implementações. A negociação está presente no dia-a-dia, mesmo sem se dar conta, as pessoas negociam o tempo todo. Desta forma, o profissional que domina e tem essa habilidade acaba conseguindo vantagens e resultados positivos. Negociação é relacionamento. Saber negociará uma das habilidades mais exigidas no mundo dos negócios. A negociação não é uma competição em que uma das partes ganha e a outra perde. De acordo com Alto, et. al (2009), negociação é o processo dinâmico por meio do qual duas partes buscam um acordo mutuamente satisfatório, em que cada parte procura obter um grau ótimo de satisfação. As negociações são baseadas em relações assertivas, onde as pessoas se encontram e falam francamente sobre seus interesses, expectativas, vantagens, benefícios, medos, dúvidas, apreensões, pontos mal aclarados, desconfianças etc. É neste ponto que a confiança começa a consolidar-se. Desta forma, conclui-se que a negociação é o processo de se buscar um acordo e todo acordo é consequência de decisões entre as partes. A grande questão que se coloca é a qualidade da decisão; se ela atende aos interesses das partes envolvidas ou se apenas aos de uma delas. Mais ainda, se estes interesses são ou não atendidos de forma criativa com o encontro de soluções novas, não previstas inicialmente e de qualidade superior.
Agora é com você!
1-Imagine uma situação de negociação no seu dia a dia (cite a situação) e aponte e justifique quais são os fatores que influenciam no sucesso desta negociação. (Fatores que influenciam a negociação: poder, credibilidade, autoridade, tempo, informação, localização, justiça e emoção)
2- Num momento de crise, por exemplo, a atual de pandemia. Imagine que você é um empreendedor ou possui um micro ou pequeno negócio, você irá precisar renegociar com vários stakeholders. Primeiramente, faça o levantamento de todas as contas fixas, depois levante o quanto de dinheiro e saldo em banco possui, agora:
Faça uma previsão do seu faturamento para os próximos 4 meses de 3 formas:
Cenário 1 – venda de apenas 30%
Cenário 2 – sem vendas
Cenário 3 – queda de 50%
Considere o resultado do cenário que você acredita que ocorrerá, agora, é o momento de pensar como renegociar. Como você faria essa negociação? É fundamental pensar em como podemos e devemos utilizar a negociação de forma criativa num momento de crise.
Utilize o texto de apoio, seus conhecimentos, e o material da disciplina para discorrer, com suas palavras, sobre estas indagações em um texto de 5 a 10 linhas.
Respostas
respondido por:
13
1 - Um cenário muito comum no dia a dia do brasileiro é a negociação que envolve a compra de determinado produto (especialmente em lojas menores) onde o cliente tenta pechinchar para um valor menor. Geralmente os fatores que influenciam o sucesso são o grau de confiança que o vendedor tem com o comprador, assim como a necessidade que o primeiro tem de vender esse produto.
2 - O cenário mais provável com essa crise é o cenário 3 (com queda de 50%). A renegociação das dívidas deve ser feita tentando extender ao máximo os prazos de pagamentos disponíveis (presumindo que a crise deve se resolver nos próximos meses). A premissa desse tipo de negociação é que se os stakeholders forem inflexíveis, as perdas para eles mesmos seriam muito maiores.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás