A psicologia é geralmente definida como a ciência que se concentra no comportamento e nos processos mentais. O comportamento abrange a conduta, emoções, formas de comunicação, processos de desenvolvimento e processos mentais, ou seja, tudo o que a pessoa faz. Podemos também considerar como formas de conhecimento: perceber, participar, lembrar, raciocinar, resolver problemas, sonhar, fantasiar, desejar, ter esperança e prever. A psicologia, assim como outras áreas da ciência, é multidisciplinar – aos poucos ela faz vínculos, preenche lacunas, corrige erros, esclarece ambiguidades, dirigindo-se a um conhecimento coeso, composto por leis e teorias. Segue abaixo algumas definições teóricas da Psicologia.
- Tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos. Em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
- Recupera para a psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão e desenvolveu sua teoria fundamentada na motivação inconsciente.
- É uma vertente da psicologia, que surgiu para estudar as questões da percepção, seu princípio básico é considerar que “o todo é melhor do que a soma total de suas partes”. A sensação e a percepção do indivíduo são pelo todo, e não apenas a soma dos elementos.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
Behaviorismo, Psicanalise e Gestalt.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Behaviorismo;
Psicanalise;
Gestalt;
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás