Respostas
Resposta:
Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos de seus componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.
Isso é importante, pois nesses dois movimentos, no lançamento horizontal e oblíquo, teremos duas componentes da velocidade que serão independentes entre si, de acordo com o princípio proposto por Galileu.
Lançamento horizontal
Quando um corpo é lançado horizontalmente sem resistência do ar, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica.
Lançamento horizontal
Lançamento horizontal
Esse movimento é considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (Vy) e movimento horizontal (Vx).
Componentes da velocidade
Componentes da velocidade
Movimento horizontal
Um movimento uniforme não possui aceleração na horizontal, ou seja, o corpo mantém sua velocidade inicial por todo o movimento. Esse fenômeno é facilmente entendido pela primeira lei de Newton, que diz que “todo corpo, livre da ação de forças, tem a tendência natural de permanecer em movimento uniforme”. É a Lei da Inércia.
Movimento de queda livre
Ocorre sob ação da gravidade, o que o classifica como um MUV, já que a aceleração é constante.
Lançamento oblíquo
Considere um corpo sendo lançado com uma velocidade inicial em uma direção que forma com a horizontal um ângulo qualquer. A única aceleração que age sobre o corpo é a da gravidade. A trajetória descrita é uma trajetória parabólica.