Respostas
Resposta:
[O Estado de S.Paulo] O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de aço, e o maior consumo mundial está na China, muito à frente dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha, do México, da Coréia do Sul e do próprio Brasil.
Em 2007, pelo 6º ano consecutivo, o mercado mundial de aço experimentou significativo crescimento e, no Brasil, a siderurgia teve um ano de recordes na produção, nas vendas internas e no consumo aparente de aço. Para 2008, técnicos do setor prevêem que as exportações deverão alcançar patamares em torno de 12,4 milhões de toneladas, um aumento de 17,9% em relação a 2007.
Praticamente todo o ferro utilizado na produção do aço provém do ferro-gusa, obtido a partir da fusão de minério de ferro em altos-fornos, onde carvão mineral ou vegetal é utilizado como agente redutor e fonte de energia. Em 2006, o Brasil foi o maior produtor mundial de carvão vegetal e as indústrias siderúrgicas consumiram mais de 90% da quantidade total do insumo produzido no País, e 49% foi obtido a partir da derrubada de matas nativas. Em decorrência de tal uso, segundo estimaram pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal do Pará, somente em 2005 foi derrubada uma área da floresta amazônica equivalente a 105 mil hectares para atender à produção de ferro-gusa do pólo siderúrgico de Carajás.
Na primeira semana de maio, o Ibama divulgou que, em 2007, foram transportados 4,4 milhões de metros cúbicos de carvão oriundos de Mato Grosso do Sul, onde as atividades de extração de lenha e posterior produção de carvão estariam impactando, anualmente, mais de 200 mil hectares, inclusive em áreas do Pantanal e da região da Serra da Bodoquena, onde está inserido o município de Bonito.
Explicação: