Com a contemporaneidade, somos chamados a pensar nossas perspectivas éticas como uma condição para conferirmos sentido a nossa existência. Atualmente, nos é imposta a necessidade de termos aqueles princípios éticos que possibilitam ao sujeito estar situado no mundo e dar finalidade a sua existência. Assim, diante de um conjunto de prerrogativas colocadas pelo período atual, devemos nos colocar e estabelecer nossas perspectivas éticas. Com isso, somos levados a questionar muitas das premissas anteriores no que diz respeito à construção da ética. Quanto aos questionamentos atuais no campo da ética, analise as seguintes afirmativas: I- Hoje, depositamos nossa confiança na razão mais que tudo. II- Hoje, desacreditamos das promessas de realização da História. III- Hoje, o individualismo e o consumismo minam a ação política. IV- Hoje, vemos a própria sobrevivência planetária sob ameaça. Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Resposta: F V V V
Explicação:
I - A racionalização do mundo, potencializada na modernidade, transformou a razão em razão instrumental, hábil executora dos ambiciosos projetos de planificação, estruturação e higienização de toda ambivalência, própria do mundo natural e humano. Ou seja, confiar na razão pode causar desastres com teor etnocêntricos.
II - Ao cabo de séculos de experiências socialistas, capitalistas, anarquistas e outras, nos damos conta de que a terra prometida, o reino da felicidade e da fartura e das benesses humanas não existe e que cabe aos seres humanos continuarem caminhando pelo deserto das paixões e desejos humanos, desprovidos de suas ilusões. Desta forma, esvaziam-se as grandes tarefas históricas impostas pela modernidade aos sujeitos históricos, condenados a entregar suas vidas em torno de causas, na sua maioria, inócuas, vazias e/ou esvaziadas no decorrer do tempo histórico.
III - Segundo Srour (2011) a solidariedade está ao lado do altruísmo e, portanto, é prática da esfera do universalismo, enquanto que pensar somente em seus interesses é uma prática do universo do particularismo. Além disso, as ações políticas devem ser solidárias e universais.
IV - O planeta começa a dar sinais de que algo não está bem, de que séculos de uma postura agressiva em relação ao meio ambiente, de uma relação que transformou o conjunto da vida que se manifesta em algo objetivo, passível de domínio, necessita ser urgentemente revisto e alterado. Desta forma, o desafio contemporâneo, para além de pensar a continuidade da vida para os que fazem parte do planeta neste momento, envolve responsabilidades com as gerações futuras e, portanto, em última instância, com a continuidade da espécie humana e sua aventura no cosmo.
Resposta:
FVVV
Explicação:
Fiz a prova