Respostas
Resposta:
Arcadismo
O nome Arcadismo vem de uma região grega chamada Arcádia e que foi transformada, pela literatura, em um paraíso para a vida campestre e era considerada a região da felicidade durante essa escola literária.
Contexto histórico
Em âmbito mundial, o século XVIII é marcado pela Revolução Francesa, pelo Iluminismo, pela Independência dos Estados Unidos e o início da Revolução Industrial. Já no Brasil, os principais acontecimentos históricos dessa época são o Ciclo do Ouro e a Inconfidência Mineira. Tudo isso contribui para o cunho textual árcade que reflete, principalmente, a busca pela simplicidade.
Principais características do Arcadismo
O Arcadismo é a escola literária que se opõe ao Barroco. Ou seja, ela busca o equilíbrio – que no, caso, é a razão – e se afasta do conflito interno que era muito presente na escola literária anterior. De maneira geral, a principal característica arcade é a simplicidade. Por isso, há o bucolismo e o pastoralismo que são os movimentos que confirmam essa busca pela simplicidade dos poetas da época.
A sociedade aqui é racional e, por isso, a objetividade é forte durante esse período. Há, novamente, a retomada de elementos greco-latinos ou greco-romanos. O que evidencia isso são, por exemplo, as expressões em latim muito populares:
Carpe diem: esse é uma expressão que já era popular durante o Barroco, no entanto a ideia barroca baseava-se no “aproveite o dia porque você pode morrer amanhã e ainda ir para o inferno”. Já no Arcadismo, a ideia é simplesmente aproveitar o dia porque a vida é bela;
FugereUrbem: em tradução livre para o português “fuja da cidade”. Isso evidencia a busca pela natureza, estar em contato com a natureza faria com que a vida fosse melhor;
LocusAmoenus: “lugar ameno” ou “lugar tranquilo” é justamente para onde fugir do “fugereurbem”. Trata-se do campo;
InutiliaTruncat: “cortar o inútil”, mais uma vez retrata o grande apego à simplicidade.
Produção literária e principais autores
A produção literária arcade conta com duas vertentes: a lírica e a épica.
A produção lírica destaca o bucolismo, o pastoralismo e um amor galante. Os principais autores da época são Claudio Manuel da Costa, com sua obra poética, e Tomás Antônio Gonzaga com as obras “Cartas Chilenas” e “Marília de Dirceu”. Em Marília de Dirceu, o nome Dirceu se refere ao próprio Tomás Antônio Gonzaga. Na época, era comum que os autores utilizassem pseudônimos por dois motivos: estética e perseguição. A perseguição ocorria por causa da Inconfidência Mineira e, como muitos escritores eram inconfidentes, poderiam ser perseguidos pela Coroa Portuguesa.
Resposta:Torno a ver-nos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte rico e fino.
Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.
Se o bem desta choupana pode tanto.
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da Cidade o lisonjeiro encanto;
Aqui descanse a louca fantasia;
E o que até agora se tornava em pranto.
Se converta em afetos de alegria.
Explicação: