1. Vimos que o espanhol durante o seu processo de formação, sofreu várias influências. Que línguas influenciaram o espanhol?
Respostas
A base do espanhol está no dialeto medieval falado em Castilha (sec. XI) procedente do Latim, que pouco a pouco se expandiu pôr toda a península, a que se somaram o ibero, o vasco e o celta.
Durante este período de desenvolvimento, o espanhol sofreu também forte influência do grego, da língua germânica e do árabe.
A língua espanhola, posteriormente à sua formação, sofreu influências especialmente no que tange a sua riqueza vocabular, do francês, de italiano, do latim clássico e das línguas aborígines americanas.
Na atualidade, o espanhol conta com enorme diversidade de pronúncia, conforme a região geográfica a se considerada ( na Espanha) e conforme o país (América Latina de colonização espanhola).
O idioma espanhol é falado oficialmente pôr vinte países, na América por aqueles que foram colonizados por espanhóis e na Europa é falado apenas na Espanha.
Latim
Inglés: Palabras como vagón, bistec, yate, tranvía, club, cheque, tatuar, túnel, raíl, entre otras.
Griego: Palabras como: aula, tragedia, fabula…
Francés: Palabras como homenaje, mensaje, fraile, monje, manjar, vinagre, gabinete, funcionario, entre otras.
Italiano: Palabras como diseño, fachada, bizarro, campeón, novela, soneto, banca, charla, clientela, escopeta…
Árabe: Palabras como alheli, alborozo, albricias, alferez, alcaide, acequia, ajonjoli, cenit, nadir, almanaque, ojalá
Euskera: Palabras como izquierda, boina, chatarra
Quechua: Palabras como cancha, morocho, puma
Gallego-portugués: palabras como capullo, chubasco, sarao, morriña, bandera, biombo, mermelada, caramelo.Estas palabras reciben el nombre de lusismos o lusitanismos.
Catalán: palabras como paella, faena, retal, entre otras muchas.
Lenguas indígenas americanas: Palabras como tabaco, chocolate, tiburón, huracán, patata y tomate