01. Os últimos anos do século XIX e as primeiras décadas do século XX estão entre os mais importantes na história da ciência, em parte devido à descoberta da estrutura atômica do átomo, preparando o terreno para a explosão do desenvolvimento da ciência no século XX. Uma dessas teorias é a de Rutherford, que:
a) propôs que todos os átomos de um determinado elemento são idênticos, e que os átomos são indivisíveis e indestrutiveis.
b-)compreendeu a natureza da radioatividade e suas implicações sobre a natureza dos átomos.
c) trabalhou com experimentos sobre raios catódicos, o que levou-o a descobrir o elétron. elétron.
d) provou por meio da realização de experimentos que a radiação alfa é composta de núcleos de hélio, enquanto a radiação beta consiste de elétrons.
Respostas
Uma das teorias é a de Rutherford, que: d) provou por meio da realização de experimentos que a radiação alfa é composta de núcleos de hélio, enquanto a radiação beta consiste de elétrons.
Rutherford, em sua experiência, bombardeou com partículas alfa uma fina placa de ouro. Ele notou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, e pouquíssimas eram repelidas ou desviadas.
Rutherford sugeriu em seu modelo que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário. Por esse motivo ele é chamado de modelo planetário ou de modelo de átomo nucleado.
O modelo atômico de Rutherford foi proposto em 1911, também é chamado de modelo planetário do átomo. Foi a partir desse modelo que foram introduzidas as cargas elétricas no interior do átomo. Para Rutherford, o átomo possuía um núcleo, onde os prótons e os elétrons estariam presentes.
Resposta:
d
Explicação: