Açúcar O branco açúcar que adoçará meu café Nesta manhã de Ipanema Não foi produzido por mim Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.[...] Em lugares distantes, Onde não há hospital, Nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome Aos 27 anos Plantaram e colheram a cana Que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga E dura Produziram este açúcar Branco e puro Com que adoço meu café esta manhã Em Ipanema.
GULLAR, F. Toda Poesia .Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980 ( fragmento ). A Literatura Brasileira desempenha papel importante ao suscitar reflexão sobre desigualdades sociais. No fragmento, essa reflexão ocorre porque o eu lírico.
A) descreve as propriedades do açúcar.
B) se revela mero consumidor de açúcar.
C) Destaca o modo de produção do açúcar.
D) exalta o trabalho dos cortadores de cana.
E ) explicita a exploração dos trabalhadores.
Resposta correta
Letra ( E ) explicita a exploração dos trabalhadores
Explicação
Corrigido pelo DNM.
Respostas
respondido por:
174
Resposta:
Letra ( E ) explicita a exploração dos trabalhadores
Explicação:
respondido por:
106
A alternativa correta é a letra E ) explicita a exploração dos trabalhadores. O desenvolvimento dessa alternativa se dá justamente por que no texto vários trechos mostram a exploração enfrentadas por trabalhadores braçais que trabalhavam em condições adversas.
O desenvolvimento e difusão desse tipo de texto são fundamentais para que possamos compreender a importância das leis trabalhistas de modo que algumas décadas atrás os trabalhadores trabalhavam em condições sub-humanas muitas horas por dia e sem condições mínimas de trabalho.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás