Relatório publicado em 2019 alertou que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo em decorrência de fatores como desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e alterações climáticas. Importantes medidas devem ser adotadas para prevenir as consequências econômicas, a redução na produção de alimentos e o desequilíbrio dos ecossistemas. Entre as espécies cultivadas no Brasil que dependem de polinização animal, destacam-se o maracujá, a maçã, a acerola e a castanhado-brasil. Considerando as informações fornecidas no texto e os conhecimentos sobre botânica e ecologia, é correto afirmar que a polinização pode ser beneficiada a) por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas. b) por pequenos vertebrados que transferem pólen do estigma para o estame nas monocotiledôneas mencionadas. c) por insetos que transferem pólen do estigma para o estame nas eudicotiledôneas mencionadas. d) por pequenos mamíferos que transportam o pólen da antera para o estigma nas monocotiledôneas mencionadas.
#UNICAMP
Respostas
Levando em consideração o texto a os conhecimentos da humanidade sobre botânica e ecologia, temos que:
A) por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas.
As planta possuem vários métodos de reprodução de acordo com o tipo de planta, muitas delas precisam de água para se multiplicar, como as briófitas, já outras não, como as gimnospermas.
Plantas como os pés de maracujá, a maçã, a acerola e a castanhado-brasil se destacam pela necessidade de serem polinizadas, geralmente são polinizadas por insetos, como abelhas, e por animais, como beija-flor e outros pássaros.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A)
Explicação:
o estigma (orgão feminino) e estames ou antera (orgão masculino), o transporte do polén, localizado na antera, para o estigma das outras plantas gera essa reprodução.