• Matéria: Geografia
  • Autor: celinhals1304
  • Perguntado 6 anos atrás

A origem da sociedade em rede decorre do desenvolvimento dos meios de transporte, das comunicações e da transmissão de energia, característica essencial da organização espacial da sociedade moderna – uma sociedade umbilicalmente ligada à evolução da técnica, à aceleração das interligações e da movimentação das pessoas, de objetos e de capitais sobre os territórios. Nesse contexto, tem lugar a mudança, associada à rapidez do aumento da densidade e da escala da circulaçãoNo mundo contemporâneo, as redes configuram uma nova forma de organização geográfica das sociedades porque a) colocam todos os lugares em conexão, garantem fluidez ao processo global de produção e homogeneízam os espaços. b) anulam a importância dos territórios e fronteiras nacionais na articulação da geopolítica mundial, reconfigurando a geografia do poder. c) constituem sistemas usados livremente pelas sociedades em busca de projetos emancipatórios, ampliando os conflitos e as disputas políticas. d) sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: viniciusrm19
99

Alternativa correta.  d) sobrepõem-se, na escala mundo, às configurações regionais do passado, impondo um novo funcionamento reticular e hierárquico aos territórios.

A configuração atual das sociedades mostra um novo paradigma, aliado ao capitalismo e à globalização, que impõem uma nova ordem mundial,  mais hierárquica, principalmente por conta da divisão desigual de poderes.

Diante disso, ao invés do Imperialismo, o domínio é principalmente econômico, já que os países que apresentam maior poder apresentam indústrias locais que exploram a mão-de-obra local, ou por meio de créditos.

Perguntas similares