A catástrofe de Tchernóbil (1986) foi o mais grave desastre tecnológico do século XX. As explosões lançaram na atmosfera diversos elementos radioativos. Hoje, uma em cada cinco pessoas nas fronteiras da Bielorússia vive em território contaminado. Em consequência da ação constante de pequenas doses de radiação, a cada ano, cresce no país o número de doentes de câncer, de deficientes mentais, de pessoas com disfunções neuropsicológicas e com mutações genéticas. A partir do documento acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um momento de embate da URSS com o mundo ocidental capitalista. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meiavida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente. b) O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS. O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos. c) O acidente de Tchernóbil é um marco do fortalecimento da URSS. Ele gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos. d) A construção da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil ocorreu em um contexto de expansão das relações da URSS com a Coreia do Norte e a China. Tendo em vista que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida curtos, novas tecnologias químicas conseguiram sanar os danos ambientais e humanos gerados pelo acidente.
#UNICAMP
Respostas
A alternativa correta é a letra b) O acidente de Tchernóbil é um marco do desmantelamento da URSS. O acidente gerou danos ambientais e humanos que não foram solucionados até hoje, uma vez que os elementos lançados ao ambiente têm tempos de meia-vida longos.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que os poluentes radioativos apresentam empo de meia-vida longo, por isso que sempre causam grandes impactos ambientais. Logo, o acidente de Tchernóbil contribuiu para a o insucesso tecnológico das usinas nucleares da URSS e com isso, contribuindo para a destruição da URSS.
Complementando então, o acidente ocorreu em um momento bem crítico para a União Soviética, pois o sistema socialista praticado na URSS, conhecido como "socialismo real", estava desmontado pelas políticas da Glasnost e da Perestroika, cujo resultado seria o fim da própria URSS.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)